Horários escolares e desenvolvimento puberal: acompanhamento de um avanço de fase (2001)
- Autores:
- Autor USP: BARRETO, LUIZ SILVEIRA MENNA - ICB
- Unidade: ICB
- Assunto: FISIOLOGIA
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivos: Em estudo anterior (Mello, 1999), mostramos os efeitos da transição de turnos da tarde (4a. série) para manhã (5a. série) na ritimicidade biológica de adolescentes. Neste estudo mostramos os resultados de uma transição semelhante (tarde ® manhã) que ocorre em idade mais avançada, da 5a. para 6a. série do ensino fundamental. Métodos e Resultados: 07 estudantes (12-13 anos) foram estudados em duas ocasiões: maio de 1999 (5a. série vespertina) e setembro de 2000 (6a. série matutina). Foram coletados dados de actígrafos e diários de sono durante 14 dias consecutivos. A duração de sono foi comparada entre dias letivos e fins-de-semana através do teste não paramétrico Wilcoxon. As diferenças foram consideradas significantes para p<0,05. Na 5a. série vespertina não foram encontradas diferenças significativas na comparação de duração de sono entre dias letivos e fins-de-semana. Entretanto, na 6a. série matutina os estudantes dormiam significativamente mais nos fins-de-semana. Conclusão: As diferenças de duração de sono entre dias letivos e fins-de-semana encontradas quando os alunos passaram a freqüentar a escola no turno da manhã são sugestivas de privação parcial de sono
- Imprenta:
- Editora: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2001
- Fonte:
- Título do periódico: Resumos
- Nome do evento: Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas
-
ABNT
ATTAN, I e MENNA BARRETO, Luiz Silveira. Horários escolares e desenvolvimento puberal: acompanhamento de um avanço de fase. 2001, Anais.. São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2001. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Attan, I., & Menna Barreto, L. S. (2001). Horários escolares e desenvolvimento puberal: acompanhamento de um avanço de fase. In Resumos. São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP. -
NLM
Attan I, Menna Barreto LS. Horários escolares e desenvolvimento puberal: acompanhamento de um avanço de fase. Resumos. 2001 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Attan I, Menna Barreto LS. Horários escolares e desenvolvimento puberal: acompanhamento de um avanço de fase. Resumos. 2001 ;[citado 2024 abr. 24 ] - School schedule transition and adolescent's biological rhythms
- Análise comparativa do uso do termístorcom memória e do termômetro digital na coleta de dados de temperatura corporal em seres humanos
- Plasticidade do sistema de temporização em roedores da espécie Trinomis yonenagae: comparação entre indivíduos matutinos e vespertinos
- Modelagem matemática do impacto simultâneo de múltiplos Zeitgebers
- Ciclos alimentares e padrão circadiano de atividade locomotora e alimentar em Pionopsitta pileata
- Variação circadiana de humor: comparação entre diferentes cronotipos
- Relationships between sleep/wake and feeding cycles of identical twins: a longitudinal study
- Estimulação elétrica do sistema nervoso central (área septal): efeitos sobre o comportamento consumatório e suas interrelações com a auto-estimulação
- Four-year follow-up study of the sleep-wake cycle of an infant
- Ontogenese dos ritmos de vigilia-sono e de temperatura em bebes a termo e prematuros
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas