Exportar registro bibliográfico

Contar histórias e expressar-se: aprendizagem significativa e plantão psicológico abrindo possibilidades para a clínica (2001)

  • Autores:
  • Autor USP: CHALOM, MARINA HALPERN - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: APRENDIZAGEM; Jung, Carl Gustav; PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA; PLANTÃO PSICOLÓGICO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente trabalho tem como questão o tipo de ajuda que o psicólogo pode oferecer, balizado na busca de compreensão do sentido desta prática profissional. Discute, a partir das abordagens fenomenológica e junguiana, a realidade do homem moderno e a importância de um olhar que o inclua enquanto sujeito participativo de seu processo de aprendizagem. Investiga a experiência de clientes, no Serviço de Plantão Psicológico do IPUSP, diante de uma sessão narrativa de um conto tradicional e/ou uma sessão de atendimento psicológico em Plantão Psicológico. Tomando a experiência como matéria prima da intervenção clínica e pesquisa psicológicas, apresenta-a por duas vertentes: busca compreender o trajeto dos clientes, a partir de depoimentos sobre o vivido nos eventos propostos; e o trajeto da pesquisadora, a partir do processo de elaboração da análise deste material. A pesquisadora valeu-se de recursos gráficos enquanto metodologia de análise para a compreensão da experiência dos depoentes. Tal iniciativa, bem como a narração de histórias no contexto do trabalho psicológico, promoveu reflexões sobre a possibilidade de explorar a experiência, através de recursos diversos, a fim de facilitar a sua elaboração. Neste sentido, este trabalho pode abrir horizontes para ações singulares e criativas, através da experiência, propondo um tipo de aprendizagem e prática que seja significativa. Neste fluxo, permite pensar algumas abrangências da clínica, formação e pesquisa em psicologia
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.04.2001
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      HALPERN-CHALOM, Marina. Contar histórias e expressar-se: aprendizagem significativa e plantão psicológico abrindo possibilidades para a clínica. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15052018-100951/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Halpern-Chalom, M. (2001). Contar histórias e expressar-se: aprendizagem significativa e plantão psicológico abrindo possibilidades para a clínica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15052018-100951/
    • NLM

      Halpern-Chalom M. Contar histórias e expressar-se: aprendizagem significativa e plantão psicológico abrindo possibilidades para a clínica [Internet]. 2001 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15052018-100951/
    • Vancouver

      Halpern-Chalom M. Contar histórias e expressar-se: aprendizagem significativa e plantão psicológico abrindo possibilidades para a clínica [Internet]. 2001 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15052018-100951/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024