Análise do desempenho das habilidades fonológicas em crianças, em idade pré-escolar: modelo construtivista (2001)
- Autores:
- Autor USP: SOUZA, LILIANA MORENO ALVES DE - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLL
- Assuntos: LINGUÍSTICA (TEORIA;ANÁLISE); EDUCAÇÃO INFANTIL; FONOLOGIA
- Idioma: Português
- Resumo: A presente pesquisa objetivou avaliar o desempenho das habilidades de Consciência Fonológica em pré-escolares, freqüentando escola construtivista. Uma amostra, composta por 31 sujeitos com idade entre 4 e 6 anos, de ambos os sexos, alunos de uma escola de ensino privado da cidade de São Vicente, estado de São Paulo, foi avaliada em termos de Consciência Fonológica, a partir da aplicação individual de dois testes, previamente selecionados, a saber: "Perfil de Habilidades Fonológicas" (T1) e "Consciência Fonológica" (T2). Os dados quantitativos obtidos mostraram que as crianças testadas podem desenvolver, com a prontidão necessária, o aprendizado da leitura e da escrita, em virtude do desempenho apresentado nos resultados dos dois testes aplicados. A análise qualitativa sugeriu que o desempenho dos dois grupos testados foi igual no Teste T1, não havendo indicação de interferência nos resultados quando alternada a seqüência da aplicação dos testes. Para o Teste T2, o desempenho dos dois grupos testados foi o mesmo, porém havendo interferência da ordem de aplicação dos testes, conforme a análise dos dados apresentados. Os resultados apontaram também para a existência de diferentes níveis de Consciência Fonológica, envolvendo diferentes graus de complexidade. Alguns destes níveis provavelmente precedem a aquisição da linguagem escrita, o que sugere a importância da realização de atividades pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da Consciência Fonológica em pré-escolares
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.06.2001
-
ABNT
SOUZA, Liliana Moreno Alves de. Análise do desempenho das habilidades fonológicas em crianças, em idade pré-escolar: modelo construtivista. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Souza, L. M. A. de. (2001). Análise do desempenho das habilidades fonológicas em crianças, em idade pré-escolar: modelo construtivista (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Souza LMA de. Análise do desempenho das habilidades fonológicas em crianças, em idade pré-escolar: modelo construtivista. 2001 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Souza LMA de. Análise do desempenho das habilidades fonológicas em crianças, em idade pré-escolar: modelo construtivista. 2001 ;[citado 2024 set. 19 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas