Animar o inanimado: a formação profissional no teatro de bonecos (2001)
- Autores:
- Autor USP: BELTRAME, VALMOR - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CAC
- Assuntos: TEATRO; TEATRO DE BONECOS; TEATRO DE ANIMAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: O trabalho investiga a necessidade de formação sistemática para a profissionalização do artista no teatro de animação. Para tanto, a pesquisa foi organizada junto a um grupo de teatro de animação de São Paulo; sete mamulengueiros do Nordeste Brasileiro e duas escolas de teatro de bonecos, uma situada em Buenos Aires, Argentina e a outra em Charleville-Mézières, França. Os dados empíricos e as reflexões teóricas apontam para a necessidade de analisar as características que distinguem o teatro de animação das outras linguagens cênicas, evidenciando o conjunto de saberes que refletem a existência de conhecimentos construídos no exercício da reflexão e prática dessa arte. As análises também apontam para a necessidade de uma formação que contemple o conhecimento sistematizado; experiências desenvolvidas nas ações dos artistas bonequeiros, e contribuições de outros campos artísticos. Dessa maneira se constroem conhecimentos e práticas que redimensionam o teatro de animação, ganhando qualidade e visibilidade, desconstruindo os preconceitos existentes sobre essa arte
- Imprenta:
- Data da defesa: 30.05.2001
-
ABNT
BELTRAME, Valmor. Animar o inanimado: a formação profissional no teatro de bonecos. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Beltrame, V. (2001). Animar o inanimado: a formação profissional no teatro de bonecos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Beltrame V. Animar o inanimado: a formação profissional no teatro de bonecos. 2001 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Beltrame V. Animar o inanimado: a formação profissional no teatro de bonecos. 2001 ;[citado 2024 abr. 24 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas