Exportar registro bibliográfico

Abordagens sobre o mito de Electra na história do teatro: intertextualidade e criação (2001)

  • Autores:
  • Autor USP: RHINOW, DANIELA FERREIRA ELYSEU - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CAC
  • Assuntos: TEATRO (HISTÓRIA E CRÍTICA); MITOLOGIA GREGA; TRAGÉDIA (GÊNERO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Do ponto de vista bakhtiniano, os textos, especialmente os modernos, não podem existir separadamente de outros, sendo sempre construídos com base em textos prévios. Esses tornam-se aparentes no novo constructo como vozes, sublinhando o que está sendo dito em um determinado nível. Na verdade, esse fenômeno pode ser considerado inevitável em qualquer texto dado, mesmo que o autor não tenha consciência das forças existentes em sua formação cultural. Contudo, existem autores que se utilizam desse fato deliberadamente, admitindo a influência abertamente e transformando-a em benefício próprio, como base para sua criação individual. Nesses casos, o que é mantido e o que é modificado são duas questões de extrema importância, pois revelam o diálogo entre o escritor e a tradição que ele escolheu investigar artisticamente. Essa dissertação tem por objetivo discutir como certos dramaturgos do século XX foram capazes de estabelecer uma relação com o teatro antigo, a tragédia grega em particular, na concepção de suas obras, ao mesmo tempo que mantêm sua modernidade e sua identidade cultural. Ao analisar como Eugene O'Neill modernizou o mito de Electra, de um ponto de vista freudiano, para a cena norte-americana, em Electra Enlutada, e como depois o fundador do moderno teatro brasileiro, Nelson Rodrigues, usou tanto do texto de O'Neill quanto da tradição grega na composição de sua peça Senhora dos Afogados, esperamos ter uma visão mais clara do diálogo entre eles eestimular a reflexão sobre as possibilidades de intertextualidade e de criação na construção da cena moderna
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.04.2001

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      RHINOV, Daniela Ferreira Elyseu. Abordagens sobre o mito de Electra na história do teatro: intertextualidade e criação. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Rhinov, D. F. E. (2001). Abordagens sobre o mito de Electra na história do teatro: intertextualidade e criação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Rhinov DFE. Abordagens sobre o mito de Electra na história do teatro: intertextualidade e criação. 2001 ;[citado 2024 set. 19 ]
    • Vancouver

      Rhinov DFE. Abordagens sobre o mito de Electra na história do teatro: intertextualidade e criação. 2001 ;[citado 2024 set. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024