Exportar registro bibliográfico

A reconstrução do significado dos cânticos entoados em homenagem a Xangô, nos Candomblés de origem Iorubá, em São Paulo (2001)

  • Autores:
  • Autor USP: NOGUEIRA, SIDNEI BARRETO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLL
  • Assuntos: RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS; SOCIOLINGUÍSTICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Com base em pressupostos teóricos lingüísticos e extralingüísticos, analisamos os cânticos entoados em homenagem a Xangô, uma das divindades do panteão negro-africano, e as falas esporádicas utilizadas pelo chamado povo do santo, em três comunidades religiosas de origem nagô denominadas Candomblé Quetu, na grande São Paulo. A identificação das línguas africanas presentes na língua ritual e o seu grau de manutenção diante do contato com o português têm como objetivo a compreensão de uma língua mista, de uso especializado e simultaneamente sagrada frente a um processo de reinterpretação de valores originários da África no Novo Mundo. A análise dos aspectos lexicais e fonético-fonológicos, oferece então, um instrumental para (i) a reconstrução do significado dos diversos textos orais que fazem parte das práticas socializadoras do Candomblé e também; (ii) uma análise lingüística que possibilite a um trabalho futuro estabelecer uma tipologia acerca do contato entre as línguas africanas e o português; e (iii) uma leitura não periférica dos valores africanos transplantados para o Brasil e assimilados pelos afro-descendentes
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 31.05.2001

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      NOGUEIRA, Sidnei Barreto. A reconstrução do significado dos cânticos entoados em homenagem a Xangô, nos Candomblés de origem Iorubá, em São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Nogueira, S. B. (2001). A reconstrução do significado dos cânticos entoados em homenagem a Xangô, nos Candomblés de origem Iorubá, em São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Nogueira SB. A reconstrução do significado dos cânticos entoados em homenagem a Xangô, nos Candomblés de origem Iorubá, em São Paulo. 2001 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Nogueira SB. A reconstrução do significado dos cânticos entoados em homenagem a Xangô, nos Candomblés de origem Iorubá, em São Paulo. 2001 ;[citado 2024 abr. 16 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024