A aquisição da competência semiótica para a atuação teatral (2000)
- Autores:
- Autor USP: PAIS, MARCO AURELIO VIEIRA - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CAC
- Assuntos: TEATRO (REPRESENTAÇÃO); IMPROVISAÇÃO; TEATRO (ESTUDO E ENSINO); SEMIOLOGIA DO TEATRO
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho trata da aprendizagem da atuação teatral por meio dos Jogos Teatrais de Viola Spolin, a partir das perspectivas da Semiótica e da Psicologia do Desenvolvimento. Para esse fim, realiza, em primeiro lugar, uma descrição dos Jogos Teatrais, historiando a sua criação e levantando seus princípios estéticos, filosóficos, ideológicos e pedagógicos subjacentes. Segue-se uma descrição dos elementos das teorias de base pertinentes ao estudo, discutindo as diferenças entre os modelos da Semiótica contemporânea e da Epistemologia Genética, bem como suas possibilidades de homologação. A última parte procura realizar uma descrição da atuação e da encenação teatrais, investigando os processos da aquisição da competência semiótica para a atuação
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.10.2000
-
ABNT
PAIS, Marco Aurélio Vieira. A aquisição da competência semiótica para a atuação teatral. 2000. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Pais, M. A. V. (2000). A aquisição da competência semiótica para a atuação teatral (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Pais MAV. A aquisição da competência semiótica para a atuação teatral. 2000 ;[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Pais MAV. A aquisição da competência semiótica para a atuação teatral. 2000 ;[citado 2024 set. 18 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas