Características e resultados do atendimento de pacientes na Unidade de Hipertensão do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2000)
- Autores:
- Autores USP: LIMA, NEREIDA KILZA DA COSTA - FMRP ; VEIGA, EUGENIA VELLUDO - EERP ; NOGUEIRA, MARIA SUELY - EERP
- Unidades: FMRP; EERP
- Assuntos: CARDIOPATIAS; ENFERMAGEM CARDIOLÓGICA; HIPERTENSÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo -Avaliar as características e os resultados do atendimento de pacientes hipertensos em serviço especializado. Métodos - Estudo prospectivo de avaliação de pacientes submetidos a diagnóstico, a tratamento e a seguimento em serviço especializado de hipertensão. Objetivou-se analisar o comportamento de uma população com vistas a alguns parâmetros bem definidos, tais como: atraso, faltas, abandono aos retornos marcados e observância à terapêutica proposta, em períodos de um ano e no total de tempo compreendido entre janeiro de 1995 a maio de 1998. Resultados - A observância aos esquemas prescritos e às orientações oferecidas aos pacientes, neste grupo estudado, considerando as condições específicas de atendimento implementadas foi similar àquelas descritas na literatura. Entretanto, a implementação de esquemas de orientações e programas educacionais peculiares mostraram maior observância ao tratamento sem, no entanto, modificar os percentuais de controle da pressão arterial, fator que, sabidamente, depende de outros aspectos. Conclusão - A constituição de serviços multidisciplinares com programas específicos de atendimento e orientação aos pacientes leva, através de um melhor conhecimento da doença, à maior observância às orientações terapêuticas sem, entretanto, haver modificação dos percentuais de pacientes controlados
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: RBM : Revista Brasileira de Medicina
- ISSN: 0034-7264
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 57, n. 7, p. 694-708, 2000
-
ABNT
NOBRE, Fernando et al. Características e resultados do atendimento de pacientes na Unidade de Hipertensão do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. RBM : Revista Brasileira de Medicina, v. 57, n. 7, p. 694-708, 2000Tradução . . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Nobre, F., Silva, C. P. da, Lima, N. K. da C., Souza, L. A. C., Veiga, E. V., Nogueira, M. S., et al. (2000). Características e resultados do atendimento de pacientes na Unidade de Hipertensão do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. RBM : Revista Brasileira de Medicina, 57( 7), 694-708. -
NLM
Nobre F, Silva CP da, Lima NK da C, Souza LAC, Veiga EV, Nogueira MS, Mendes CS, Coelho AC. Características e resultados do atendimento de pacientes na Unidade de Hipertensão do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. RBM : Revista Brasileira de Medicina. 2000 ; 57( 7): 694-708.[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Nobre F, Silva CP da, Lima NK da C, Souza LAC, Veiga EV, Nogueira MS, Mendes CS, Coelho AC. Características e resultados do atendimento de pacientes na Unidade de Hipertensão do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. RBM : Revista Brasileira de Medicina. 2000 ; 57( 7): 694-708.[citado 2024 mar. 29 ] - Assistencia ao hipertenso: proposta de atendimento multiprofissional e interdisciplinar
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