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Heurísticas para o problema de dimensionamento e roteirização de uma frota heterogênea utilizando o algoritmo Out-of-Kilter (2001)

  • Autores:
  • Autor USP: TEIXEIRA, ROBERTO GOMES - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PTR
  • Assuntos: ROTEIRIZAÇÃO; ALGORITMOS
  • Idioma: Português
  • Resumo: O transporte é uma das principais atividades logísticas e contribui com uma importante parcela nos custos logísticos. Assim, compor e roteirizar uma frota de tal forma que se minimizem os custos de distribuição e de aquisição dos veículos é de fundamental importância para um sistema de transporte eficiente. Neste contexto, o trabalho desenvolvido trata o Problema de Dimensionamento e Roteirização de uma Frota Heterogênea e apresenta novas heurísticas para a solução do mesmo. O dimensionamento e roteirização de uma frota heterogênea refere-se ao problema de a partir de um conjunto de pontos de demanda e um conjunto de tipos de veículos, compor e roteirizar uma frota, levando em consideração os custos fixos e variáveis,bem como restrições de capacidade, de tal forma que minimize os custos de distribuição. As heurísticas propostas para solucionar este problema, denominadas de HOK - Heurística utilizando o algoritmo Out-of-Kilter e HH - Heurística Híbrida, baseiam-se no trabalho de Desrochers e Verhoog (1991) e combinam rotas a partir da solução de sucessivos problemas de fluxo em rede. Porém, diferentemente da abordagem proposta por estes autores, o Problema de Designação é modelado como um Problema de Circulação com Custo Mínimo e resolvido utilizando-se o algoritmo Out-of-Kilter. Para efeito de comparação, também foi implementada a heurística HSD-Heurística de Seleção Direta baseada na heurística clássica de Clarke e Wright (1964). As heurísticasimplementadas foram agrupadas em um programa de computador denominado de Sistema de Roteirização de Veículos cujo desenvolvido foi baseado em modelagem orientada a objetos. A heurística HOK apresentou bons resultados em termos de custo total comparados a heurística HSD, porém, com tempos de processamento muito altos para problemas de maior porte. Com o objetivo de melhorar o tempo de processamento a heurística HH foi implementada, mas também apresentou baixo ) desempenho computacional tornando sua utilização inviável para problemas reais com um grande número de pontos de atendimento. Portanto, do ponto de vista prático, métodos baseados somente na heurística clássica de Clarke e Wright (1964), continuam sendo os mais adequados para solucionar o Problema de Dimensionamento e Roteirização de um Frota Heterogênea
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.04.2001

  • Como citar
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    • ABNT

      TEIXEIRA, Roberto Gomes. Heurísticas para o problema de dimensionamento e roteirização de uma frota heterogênea utilizando o algoritmo Out-of-Kilter. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Teixeira, R. G. (2001). Heurísticas para o problema de dimensionamento e roteirização de uma frota heterogênea utilizando o algoritmo Out-of-Kilter (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Teixeira RG. Heurísticas para o problema de dimensionamento e roteirização de uma frota heterogênea utilizando o algoritmo Out-of-Kilter. 2001 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Teixeira RG. Heurísticas para o problema de dimensionamento e roteirização de uma frota heterogênea utilizando o algoritmo Out-of-Kilter. 2001 ;[citado 2024 abr. 23 ]

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