Imagens sociais e culturais em brincadeiras de construção na educação infantil (2001)
- Autores:
- Autor USP: VEIGA, CLAUDIA XIMENEZ ALVES MARTINEZ - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assunto: EDUCAÇÃO INFANTIL
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa identifica imagens sociais e culturais surgidas em brincadeiras de construção de crianças de 4 a 6 anos de idade. A instituição investigada prioriza em seu projeto educativo o brincar e a recreação. A metodologia adotada privilegia aspectos qualitativos partindo de observações etnográficas, filmagens em vídeo, entrevistas e questionário com profissionais. Parte do pressuposto teórico (abordagem sócio-antropológica) de que as significações inseridas em brincadeiras infantis são expressões culturais que preparam a criança para inserção social e suporte para o desenvolvimento do imaginário infantil. O jogo de construção, criado por Froebel, em 1840, se constitui de pequenas peças de madeira de diferentes tamanhos, formas e dimensões que possibilitam a representação de objetos e imagens. Neste estudo, objetos de construção são materiais naturais, sucata industrial e doméstica e brinquedos industrializados com variados tipos de encaixes (superposição e justaposição/peças de embutir/empilhar do tipo LEGO, Meu Primeiro Construtor, Blocos Lógicos, Lig-Lig, Monta-Tudo, entre outros objetos de plástico identificados como kit parque (pás, baldes, peneiras etc). Observou-se que a concepção de jogo e de brincar não exclui a aprendizagem da leitura e escrita da rotina, o que dificulta a diversificação de temáticas de faz-de-conta elaboradas pelas crianças, importantes para desenvolver o simbolismo e a socialização
- Imprenta:
- Data da defesa: 15.03.2001
-
ABNT
VEIGA, Claudia Ximenez Alves Martinez. Imagens sociais e culturais em brincadeiras de construção na educação infantil. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Veiga, C. X. A. M. (2001). Imagens sociais e culturais em brincadeiras de construção na educação infantil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Veiga CXAM. Imagens sociais e culturais em brincadeiras de construção na educação infantil. 2001 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Veiga CXAM. Imagens sociais e culturais em brincadeiras de construção na educação infantil. 2001 ;[citado 2024 mar. 29 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas