Fracasso escolar: um sintoma da contemporaneidade revelando a singularidade (2001)
- Authors:
- Autor USP: BOSSA, NADIA APARECIDA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Subjects: PSICOLOGIA EDUCACIONAL; FRACASSO ESCOLAR
- Language: Português
- Abstract: A presente tese é um estudo sobre o sintoma escolar, analisado do ponto de vista de sua determinação cultural e de sua singularidade. Tem como objetivos contribuir para os estudos sobre o fracasso escolar, de forma que possam ser repensados os ideais da educação e a instituição escolar. Contribui no sentido de avançar nos estudos para o estabelecimento de uma ética clínica diante do sintoma escolar. Seu eixo condutor e produtor foram dois casos clínicos, em que a falha ambiental nos cuidados necessários ao desenvolvimento emocional resultaram no sintoma em questão. Para tratar do problema do sintoma escolar em sua determinação cultural e formas de tratamento mais apropriadas, bem como entender o papel da cultura na formaçãodo sintoma escolar, ancora-se na Psicopatologia Psicanalítica e recorre à Filosofia e à Psicologia para o estudo de seu entorno cultural. Ao abordar sua determinação cultural, este estudo focaliza a escola enquanto instituição que veicula osideais da modernidade na formação desse sintoma da contemporaneidade: o fracasso escolar. Considerado em sua singularidade, o sintoma escolar é ainda analisado em sua relação com a estrutura de personalidade do sujeito, com base nos pressupostos da Psicologia da Conduta, de Bleger, e na Psicopatologia, de Winnicott. São, portanto, perspectivas de análise apoiadas no paradigma científico da pós-modernidade. Por fim, como resultado deste estudo, aborda as modificações operadas na prática, explicitando quenão há uma forma única de conduzir o tratamento do sintoma escolar e que o manejo e a interpretação, técnicas de inspiração psicanalítica, visam fazer frente às necessidades da criança que chega à clínica dos problemas escolares
- Imprenta:
- Data da defesa: 22.02.2001
-
ABNT
BOSSA, Nadia Aparecida. Fracasso escolar: um sintoma da contemporaneidade revelando a singularidade. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Bossa, N. A. (2001). Fracasso escolar: um sintoma da contemporaneidade revelando a singularidade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Bossa NA. Fracasso escolar: um sintoma da contemporaneidade revelando a singularidade. 2001 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Bossa NA. Fracasso escolar: um sintoma da contemporaneidade revelando a singularidade. 2001 ;[citado 2024 abr. 19 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas