O movimento de elaboração curricular participativo: um novo olhar sobre o currículo no cotidiano da escola pública (2000)
- Autores:
- Autor USP: FERNANDES, JORCELINA ELISABETH - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assunto: CURRÍCULOS E PROGRAMAS
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho consiste na análise compreensiva de uma investigação sobre o Projeto de Reorganização Curricular - em desenvolvimento desde 1993, no Sistema Escolar do município de Cuiabá. O interesse em estudá-lo mais sistematicamente nasceu do significado do momento histórico, tanto para a educação escolar municipal como para a área do currículo e do ensino. Este estudo permite possibilidades de se construir conhecimentos teórico-práticos no campo do currículo, uma vez que o movimento de reorganização curricular tem como eixo a introdução de novas concepções sobre o currículo e a escola e, ao mesmo tempo, propicia a vivência, pelos agentes educativos, de novas práticas curriculares. Questões centrais norteiam a investigação. Como os professores concebem o currículo? De que forma os professores constróem e reconstróem a proposta na prática? O projeto de currículo mudou a prática dos professores? Como os professores transformam as orientações políticas e pedagógicas no e dentro do currículo? Estariam os professores empenhados em inovar os currículos e conseqüentemente, mudar a escola? É objetivo deste estudo compreender como os agentes educativos, particularmente os professores, constróem os currículos e os interligam às práticas educacionais e sociais, possibilitando-os serem agentes autônomos no contexto de suas práticas escolares. Isto implica na análise e compreensão das condições de construir no cotidiano a unidade na diversidade curricular. Ao final do estudo,são apontados alguns aspectos políticos-pedagógicos para a continuidade do processo de construção do currículo na escola, numa perspectiva de desenvolvimento profissional do professor e do desenvolvimento da escola, enquanto unidade básica de inovação curricular
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.11.2000
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ABNT
FERNANDES, Jorcelina Elisabeth. O movimento de elaboração curricular participativo: um novo olhar sobre o currículo no cotidiano da escola pública. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Fernandes, J. E. (2000). O movimento de elaboração curricular participativo: um novo olhar sobre o currículo no cotidiano da escola pública (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Fernandes JE. O movimento de elaboração curricular participativo: um novo olhar sobre o currículo no cotidiano da escola pública. 2000 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Fernandes JE. O movimento de elaboração curricular participativo: um novo olhar sobre o currículo no cotidiano da escola pública. 2000 ;[citado 2024 abr. 23 ]
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