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Noese: um processo de percepção, apreensão e imaginação no ensino e na prática de gravura (1998)

  • Autores:
  • Autor USP: FARIAS, EDISON DA SILVA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CAP
  • Assuntos: GRAVURA (ESTUDO E ENSINO); GRAVURA (TEMAS)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Noese é o resultado da pesquisa realizada (julho de 1996 a dezembro de 1998), entre alunos e professores dos Cursos de Licenciatura em Educação Artística da Fundação Universidade Federal do Amapá, Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal do Maranhão. Todo o trabalho está centrado na averiguação dos dilemas e desafios que envolvem o ensino de gravura nessas universidades e na delimitação de problemas e questionamentos pertinentes ao seu exercício, cuja abordagem é inspirada em três paradigmas da visualidade estabelecidos 'a priori': a visualidade acadêmica (pré-moderna), a visualidade moderna e a visualidade pós-moderna. A análise comparativa entre as respostas dos entrevistados (alunos e ex-alunos das referidas universidades que cursaram alguma disciplina relacionada aos processos de gravação e impressão), conduz a revelações que, numa perspectiva fenomenológica, trazem à superfície elementos significativos presentes na moldura do universo em causa como, por exemplo, a explicitação da sensibilidade da população-alvo, ainda que associados a dimensões mais racionais e pragmáticas inerentes à prática artística. Na verdade, o contexto da formação profissional - cadinho que contém o ensino e a prática da gravura - pede um olhar que retire, das "aparências", as "essências" menos visíveis ali dialeticamente presentes. Este trabalho constitui, portanto, uma tentativa de tornar visível o arcabouço mais complexo - quase nunca vislumbrado - do ensino dagravura nestas instituições de ensino superior. As imagens refletidas nos trabalhos dos entrevistados (resultantes das oficinas de gravura) e as declarações e respostas coletadas por intermédio dos questionários aplicados, dirigem o leitor aos universos formacional, cultural e estético dos alunos e professores, além de tangenciar questões gerais relativas ao ensino da arte, apontando, na medida do possível, soluções para os problemas apresentados poe quem pesquisou e/ou foi pesquisado
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.01.1998

  • Como citar
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    • ABNT

      FARIAS, Edison da Silva. Noese: um processo de percepção, apreensão e imaginação no ensino e na prática de gravura. 1998. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Farias, E. da S. (1998). Noese: um processo de percepção, apreensão e imaginação no ensino e na prática de gravura (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Farias E da S. Noese: um processo de percepção, apreensão e imaginação no ensino e na prática de gravura. 1998 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Farias E da S. Noese: um processo de percepção, apreensão e imaginação no ensino e na prática de gravura. 1998 ;[citado 2024 abr. 24 ]

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