Orientação sexual como tema transversal: um estudo exploratório sobre representações de professoras (2000)
- Autores:
- Autor USP: MARCHI, MARIA CRISTINA FRANÇA - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSA
- Assuntos: SEXO (ASPECTOS SOCIAIS); CURRÍCULOS E PROGRAMAS; ORIENTAÇÃO SEXUAL
- Idioma: Português
- Resumo: Este estudo focaliza representações de professoras a respeito de temas ligados ao assunto sexualidade. Seu objetivo central é investigar se as orientações das docentes se aproximam, ou não, das diretrizes sobre orientação sexual contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS. Foram entrevistadas 30 Professoras do ensino fundamental da rede pública estadual da cidade de Porto Velho, Rondônia. Essas entrevistas versaram sobre quatro hipotéticas situações-problema do cotidiano escolar, cada uma focalizando, prioritariamente, os seguintes temas: homossexualidade, atividade sexual na adolescência, relações de gênero e AIDS. Verificou-se que, em vários pontos, as representações das docentes não estão pautadas pelas idéias sobre orientação sexual presentes nos PCNS. A partir desses resultados, sugere-se a realização de trabalhos de intervenção, sobre a temática orientação sexual, junto aos Professores do Ensino Fundamental
- Imprenta:
- Data da defesa: 30.08.2000
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ABNT
MARCHI, Maria Cristina França. Orientação sexual como tema transversal: um estudo exploratório sobre representações de professoras. 2000. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Marchi, M. C. F. (2000). Orientação sexual como tema transversal: um estudo exploratório sobre representações de professoras (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Marchi MCF. Orientação sexual como tema transversal: um estudo exploratório sobre representações de professoras. 2000 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Marchi MCF. Orientação sexual como tema transversal: um estudo exploratório sobre representações de professoras. 2000 ;[citado 2024 abr. 19 ]
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