O desenho à luz da semiótica: a apresentação ao nível da primeiridade (2000)
- Authors:
- Autor USP: BONNEMASOU, VERA REGINA VILLELA - ECA
- Unidade: ECA
- Subjects: ARTES PLÁSTICAS; DESENHO; SEMIÓTICA
- Language: Português
- Abstract: Esta tese procura investigar a natureza do desenho, considerado como o emblema das artes visuais, utilizando-se dos instrumentos fornecidos pela semiótica de Charles Sanders Peirce. Situando o desenho na primeiridade, o nível em que a interpretação é mais fraca, o texto lida com conceitos como expressão e representação, procurando determinar o lugar da arte em relação à linguagem. Por meio da observação das estruturas dos desenhos, estes são relacionados com as classes designos, estabelecendo-se uma tipologia - uma constelação de desenhos que evidencia o nível de semioticidade que estes apresentam. Os desenhos, analisados por meio de comparativos, demonstram a operacionalidade da semiótica peirceana, ao mesmo tempo em que destacam uma classe de signo como dominante determinando o fundamento do desenho. Deste modo, o pragmaticismo de Peirce fornece ao desenho um parâmetro a sua investigação, mostrando que a ideologia só pode ser enfrentada pela objetividade oferecida à arte pela ciência - neste caso, pelo que é considerado como um instrumento auxiliar da ciência - a lógica ou semiótica
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.12.2000
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ABNT
BONNEMASOU, Vera Regina Vilela. O desenho à luz da semiótica: a apresentação ao nível da primeiridade. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Bonnemasou, V. R. V. (2000). O desenho à luz da semiótica: a apresentação ao nível da primeiridade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Bonnemasou VRV. O desenho à luz da semiótica: a apresentação ao nível da primeiridade. 2000 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Bonnemasou VRV. O desenho à luz da semiótica: a apresentação ao nível da primeiridade. 2000 ;[citado 2024 set. 19 ]
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