Exportar registro bibliográfico


Métricas:

Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária (2000)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, ROSELI FERREIRA DA - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HSM
  • DOI: 10.11606/T.6.2020.tde-01042020-132308
  • Assuntos: SAÚDE MATERNO-INFANTIL; INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Analisa qualitativamente os principais aspectos metodológicos e pedagógicos da unidade de Interação Comunitária, sob a perspectiva dos atores que a constróem, dentro da proposta de mudança curricular dos cursos de enfermagem e de medicina da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA, no contexto do Projeto UNI - Marília (Uma Nova Iniciativa na educação de profissionais de saúde em união com a comunidade). A coleta de dados constituiu-se no levantamento de informações contidas na memória dos sujeitos mediante entrevista individual. A análise dos dados obtidos foi realizada enpregando-se a técnica de análise de conteúdo. Foi elaborada uma nova síntese sobre a Interação Comunitária na perspectiva do currículo como práxis e baseado na comunidade e identificadas as possibilidades de produzir mudanças na formação dos profissionais de saúde, tendo como base a integração como o serviço de saúde e com a comunidade, evidenciando as dificuldades do trabalho em parceria. Conclui que a unidade educacional de Interação Comunitária na FAMEMA, constitui um cenário de prática educativa transformadora.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.11.2000
  • Acesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/T.6.2020.tde-01042020-132308 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA, Roseli Ferreira. Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-01042020-132308. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Silva, R. F. (2000). Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-01042020-132308
    • NLM

      Silva RF. Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária [Internet]. 2000 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-01042020-132308
    • Vancouver

      Silva RF. Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária [Internet]. 2000 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-01042020-132308

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024