Exportar registro bibliográfico

Escola étnica e ensino multicultural: uma alternativa aos parâmetros curriculares nacionais (2000)

  • Autores:
  • Autor USP: CAON, CLAUDIA MALBERGIER - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Assunto: CURRÍCULOS E PROGRAMAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente trabalho busca conciliar duas metas distintas: a preservação de grupos culturais específicos em um cenário mundial globalizado e o desenvolvimento do respeito ao Outro em crianças do Ensino Fundamental de uma escola étnica. Partiu-se de uma caracterização geral dos estudos contemporâneos da identidade. Em seguida, analisou-se a seção de Pluraridade Cultural dos Parâmetros Curriculares Nacionais para as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e criticou-se alguns de seus pressupostos, orientações e conseqüências, entre eles a relação direta e necessária entre conhecimento do Outro e tolerância, e a relativização das diferentes visões de mundo e práticas culturais perante crianças que ainda se encontram em uma das fases iniciais de socialização. Propõe-se então que se busquem, no caso de escolas étnicas, histórias exemplares e princípios éticos integrantes do acervo de suas respectivas culturas que favoreçam a construção de uma imagem positiva do Outro e o estabelecimento de relações respeitosas com ele, ao mesmo tempo em que reforçam os laços comunitários, ampliando o conhecimento dos alunos acerca de valores de seu grupo. Por fim, realizou-se um exercício de seleção e interpretação dessas histórias e máximas presentes no repertório judaico, entremeado por reflexões filosóficas a respeito do papel das narrativas tradicionais na educação, da definição, fundamentação e legitimidade das fontes morais, do caráter imperativo dos princípios e modeloséticos, e dos processos de transmissão, recepção e criação de conhecimento
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.10.2000

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CAON, Claudia Malbergier. Escola étnica e ensino multicultural: uma alternativa aos parâmetros curriculares nacionais. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Caon, C. M. (2000). Escola étnica e ensino multicultural: uma alternativa aos parâmetros curriculares nacionais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Caon CM. Escola étnica e ensino multicultural: uma alternativa aos parâmetros curriculares nacionais. 2000 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Caon CM. Escola étnica e ensino multicultural: uma alternativa aos parâmetros curriculares nacionais. 2000 ;[citado 2024 abr. 23 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024