Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória (2000)
- Autores:
- Autor USP: SILVA, NEWTON SIQUEIRA DA - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Assuntos: MARKETING; SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: O assunto Sistemas de Informação de Marketing tem sido bastante explorado nos últimos trinta anos. Contudo, no que se refere à avaliação da eficácia destes Sistemas, pouco se tem feito. Ao tratar este assunto em profundidade, esta dissertação procurou verificar a adequação do uso de medidas perceptuais para efetuar a avaliação da eficácia dos Sistemas de Informação de Marketing. Após obter a fundamentação teórica necessária, partiu-se para a construção de um instrumento que efetua a avaliação da eficácia dos Sistemas de Informação de Marketing com base em medidas da satisfação dos usuários e da eficácia percebida por eles com relação à obtenção de resultados organizacionais. Este instrumento foi refinado e validado em um estudo de caso realizado em dois estágios. O primeiro estágio serviu-se das técnicas de focus group e de entrevista em profundidade para refinar o instrumento construído a partir da teoria. No segundo estágio, efetuou-se a aplicação piloto do instrumento em uma pesquisa de campo realizada junto a Empresa objeto do estudo de caso. Através desta pesquisa de campo foi possível a avaliação da adequação do instrumento em situações de pesquisa do mundo real
- Imprenta:
- Data da defesa: 05.10.2000
-
ABNT
SILVA, Newton Siqueira da. Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória. 2000. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05092023-145606/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Silva, N. S. da. (2000). Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05092023-145606/ -
NLM
Silva NS da. Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória [Internet]. 2000 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05092023-145606/ -
Vancouver
Silva NS da. Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória [Internet]. 2000 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05092023-145606/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas