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Intervenção em orientação vocacional/profissional: avaliando resultados e processos (2000)

  • Authors:
  • Autor USP: SILVA, LUCY LEAL MELO - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assunto: PSICOLOGIA EDUCACIONAL
  • Language: Português
  • Abstract: O objetivo deste estudo consiste na análise de resultados e processos da Intervenção em Orientação Vocacional/Profissional, desenvolvida com adolescentes em dois grupos experimentais. Participaram deste estudo, alunas matriculadas na segunda série do ensino médio (curso colegial) de uma escola pública estadual, localizada no município de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. As adolescentes (N=64), com índice de maturidade dentro ou abaixo da média, constituíram a amostra inicial. Entre elas 36 desistiram de participar da intervenção, tornando a amostra final constituída de 28 participantes. Os instrumentos utilizados foram: (1) o Questionário de Maturidade Profissional; (2) o Inventário de Ansiedade Traço/Estado; (3) o Teste de Fotos de Profissões: método projetivo para a verificação da inclinação profissional; (4) os registros de observação das sessões realizadas com base no Esquema Conceitual Referencial Operativo de Pichon/Rivière; (5) as respostas das participantes aos questionários de avaliação. Procedeu-se à organização de dois grupos experimentais (A a B), com 14 integrantes cada. 0 grupo A foi submetido à intervenção em nove encontros e o grupo B em 15 encontros. Procedeu-se à análise dos dados quantitativos, com base nos resultados do Questionário a do Inventário, submetidos ao tratamento estatístico não paramétrico de Wilcoxon, p = < 0,05. Procedeu-se à análise dos dados qualitativos, por intermédio da história das cinco fotos preferidas do Teste deFotos de Profissões, em dois momentos do processo de orientação profissional; dos registros do processo em grupo operativo por meio das avaliações das participantes. Os resultados relativos ao Questionário de Maturidade mostraram que houve diferença significativa, em ambos os grupos, nas subescalas (1) Confusão versus Discriminação a (2) Incerteza versus Certeza. Os resultados obtidos por intermédio do Inventário evidenciaram mudanças na Ansiedade Traço, ) no grupo A, enquanto o grupo B não apresentou diferença significativa. Ambos os grupos apresentaram tendências a mudanças na Ansiedade Estado. O processo grupal a as histórias mostraram a possibilidade de resolução dos conflitos profissionais, assim como, as avaliações permitiram observar o desenvolvimento das adolescentes em seus projetos pessoais a profissionais. Foi possível verificar que a intervenção, objeto deste estudo, alcançou resolutividade tanto no grupo com maior tempo de duração quanto no grupo com menor duração. Observou-se que o grupo, com o qual a intervenção teve maior tempo de duração, obteve mais benefícios na resolutividade frente às dúvidas. Os resultados alcançados possibilitaram discutir a avaliação quantitativa e qualitativamente, contribuição significativa e relevante deste estudo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 03.08.2000

  • How to cite
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    • ABNT

      MELO-SILVA, Lucy Leal. Intervenção em orientação vocacional/profissional: avaliando resultados e processos. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2000. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Melo-Silva, L. L. (2000). Intervenção em orientação vocacional/profissional: avaliando resultados e processos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Melo-Silva LL. Intervenção em orientação vocacional/profissional: avaliando resultados e processos. 2000 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Melo-Silva LL. Intervenção em orientação vocacional/profissional: avaliando resultados e processos. 2000 ;[citado 2024 abr. 23 ]


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