A busca do fator persuasivo na publicidade impressa (2000)
- Autores:
- Autor USP: FREITAS, OCTAVIO EDUARDO MOURAO DE - ECA
- Unidade: ECA
- Assuntos: PERSUASÃO; PROPAGANDA; ANÚNCIOS
- Idioma: Português
- Resumo: A Tese foi elaborada dentro do contexto primário de buscar a história de cada um dos segmentos que compõem a publicidade impressa para melhor fundamentar pressupostos e descobertas. Deste modo, pesquisou-se bibliografia recente e clássica sobre temas amplos como publicidade, mito, persuasão, comunicação, linguagem e marcas. Consultaram-se anúncios em jornais e revistas dos tempos do Brasil colonial até a atualidade, a fim de identificar fórmulas, técnicas e enunciados publicitários teóricos e práticos para se chegar ao fim específico proposto. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que: a) a evolução dos meios de comunicação se inter-relaciona com a publicidade; b) a direção de anúncios é decorrente dos enunciados; c) a sociedade, o comércio, a indústria e a concorrência entre agências de publicidade condicionam e manipulam enunciados e conseqüente direção de anúncios; d) os mitos coletivos e individuais são fatores persuasivos; e) a construção de um modelo de processo de comunicação persuasiva em publicidade
- Imprenta:
- Data da defesa: 01.11.2000
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ABNT
FREITAS, Octavio Eduardo Mourão de. A busca do fator persuasivo na publicidade impressa. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 05 maio 2024. -
APA
Freitas, O. E. M. de. (2000). A busca do fator persuasivo na publicidade impressa (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Freitas OEM de. A busca do fator persuasivo na publicidade impressa. 2000 ;[citado 2024 maio 05 ] -
Vancouver
Freitas OEM de. A busca do fator persuasivo na publicidade impressa. 2000 ;[citado 2024 maio 05 ]
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