Nível de exposição de crianças ao ruído no ambiente escolar (2000)
- Authors:
- Autor USP: BEVILACQUA, MARIA CECILIA - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: AUDIÇÃO (FONOAUDIOLOGIA); CRIANÇAS; ESCOLAS
- Language: Português
- Abstract: O Brasil é um dos líderes mundiais em nível de ruído que tem como efeito, facilmente observado, a sua interferência sobre a comunicação oral. Nas escolas essa interferência pode influir na performance das crianças, afetando a inteligibilidade da fala e, conseqüentemente, o processo de aprendizagem das mesmas. Assim, a pesquisa em questão visou medir a intensidade sonora em diferentes períodos e locais de uma escola estadual de 1°. grau, da cidade de Bauru (SP), verificando o nível de ruído ao qual as crianças são expostas nesse ambiente. Acompanhou-se, durante 3 dias, a jornada de aula de uma criança da 1a. série do 1°. grau pois trata se do período no qual se inicia o processo de alfabetização. Por meio do medidor de nível de pressão sonora (decibelímetro), foram registrados valores elevados em determinadas atividades escolares da criança. Em cada dia de medição, alunos e professores eram expostos a um ruído equivalente que variava: de 56,4 a 96,0 dB(A); de 61,6 a 92,5 dB(A) e de 57,3 a 83,4 dB(A). Ainda por meio do decibelímetro, foram medidos os níveis de intensidade sonora em pontos estratégicos da sala de aula, do corredor e do pátio coberto da escola. Os valores registrados nesse locais excedem os limites fixados pela Norma Brasileira Registrada 10152/87 NB-C13-CBOO, que estabelece os níveis de ruído para o conforto acústico em diversos ambientes. Por isso, a necessidade da elaboração de um programa de conservação auditiva, que possibilite a criação de um ambiente educacional favorável à melhor aprendizagem e comunicação oral das crianças com o mundo.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
HANDA, P R e BEVILACQUA, Maria Cecília. Nível de exposição de crianças ao ruído no ambiente escolar. 2000, Anais.. Bauru: HRAC-USP, 2000. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/ba791840-fe5c-49d6-95ab-df1a6b7861d9/1104475.PDF. Acesso em: 26 abr. 2024. -
APA
Handa, P. R., & Bevilacqua, M. C. (2000). Nível de exposição de crianças ao ruído no ambiente escolar. In Anais. Bauru: HRAC-USP. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/ba791840-fe5c-49d6-95ab-df1a6b7861d9/1104475.PDF -
NLM
Handa PR, Bevilacqua MC. Nível de exposição de crianças ao ruído no ambiente escolar [Internet]. Anais. 2000 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/ba791840-fe5c-49d6-95ab-df1a6b7861d9/1104475.PDF -
Vancouver
Handa PR, Bevilacqua MC. Nível de exposição de crianças ao ruído no ambiente escolar [Internet]. Anais. 2000 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/ba791840-fe5c-49d6-95ab-df1a6b7861d9/1104475.PDF - Resultados preliminares obtidos nos testes de percepção de fala em usuários de implante coclear med-el comb 40+, em duas situações de programação
- Aspectos atuais nos implantes cocleares
- Ruido em escola
- O CPA no programa de implante coclear (PIC): uma história de avanço na reabilitação do deficiente auditivo no HRAC-USP
- Adaptação da meaningful auditory integration scale (MAIS) - escala de integração auditiva significativa
- A voz em indivíduos com deficiência auditiva neurossensorial profunda antes e após o implante coclear: monitoramento e feedback
- Avaliação da percepção da fala com ruído competitivo em adultos com implante coclear
- Avaliação da percepção da fala em crianças deficientes auditivas profunda
- Lista de palavras como procedimento de avaliação da percepção dos sons da fala para crianças deficientes auditivas
- Revisão de literatura dos resultados de adolescentes e adultos com surdez pré-lingual com implante coclear multicanal
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
1104475.PDF |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas