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Modelo de um sistema de programação dinâmica de turnos baseado na teoria dos conjuntos nebulosos (2000)

  • Autores:
  • Autor USP: TOVAR, JAIRO HUMBERTO CABRERA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PNV
  • Assunto: ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Métodos matemático-analíticos como os usados na abordagem da pesquisa operacional são freqüentemente insuficientes para a modelagem de problemas combinatórios em diferentes áreas de aplicação, incluindo programação, planejamento, projeto,configuração, etc. Isto se deve principalmente a três razões: incertezas no processo estudado, complexidade combinatória do espaço de busca e objetivos conflitantes no processo de otimização. Esta tese apresenta uma metodologia baseada na teoriados conjuntos nebulosos com o intuito de resolver estes problemas. Técnicas a base de conhecimento, especialmente "raciocínio aproximado" e "relaxamento", próprias desta teoria, cobrem as incertezas inerentes ao problema, além de suportarem orelaxamento dinâmico das restrições em conflito (restrições em conflito (restrições antagônicas), que, combinadas com determinadas heurísticas, podem chegar a soluções chamadas de sub-ótimas: apesar disto, estas soluções são aceitáveis pelo fatode ser, as vezes, impossível encontrar uma melhor solução para um dado problema. Esta metodologia serviu de base para o projeto de um sistema de programação dinâmica de turnos que permite encontrar soluções, em um tempo relativamente reduzido,para um problema de ordem combinatória como é a programação de turnos direcionada a um processo de estiva em um terminal marítimo de contêineres. O sistema calcula inicialmente o número mínimo de trabalhadores/categorias (nível deescalação)necessários para uma definida demanda e, através de um processo iterativo, baseado em métodos por reparos, que pressupõe a geração de uma solução inicial e seu "reparo", fundamentado este último em um problema de satisfação por restriçõesnebulosas, PSRN, chega-se finalmente à programação de turnos do recurso humano. A requisição de um número mínimo de trabalhadores necessários e o exercício de sua alocação nos turnos são tarefas de alta complexidade devido, entre outras ) coisas, à quantidade de restrições que deve ser considerada. Estas são questões das mais críticas na determinação dos níveis de produtividade em um terminal. Provisões legais e regras internas da administração do terminal fornecemdiferentes restrições em relação a atividades portuárias, as quais devem ser satisfeitas quando os trabalhadores são designados para os turnos de trabalho (número permitido de horas semanais de trabalho, extensão mínima de ciclos contínuos detrabalho, folgas entre turnos, etc.). O sistema proporciona a flexibilidade necessária a fim de atingir a variabilidade freqüente e imprevisível própria da demanda de prestação de serviços portuários assim como de acontecimentos eventuais dosempregados, tais como faltas, licenças, saídas, etc. Também é analisado o processo de otimização iterativa por reparos, método que trata das restrições violadas como passos de reparos especificamente definidos para a aplicação em estudo. Estespassos de reparos sãousados pelo algoritmo de otimização como instruções para modificações a fim de encontrar melhores soluções. Efetuam-se comparacões de desempenho entre duas técnicas de reparos, uma de natureza determinística, reparo emprofundidade, e outra estocástica, reparo por modificações aleatórias. Devido ao estágio atual do processo de modernização dos portos nacionais, em que a organização do trabalho nos terminais passa por uma profunda reestruturação, o quedificulta a apreensão da realidade corrente devido à sua complexidade, propõe-se aqui um processo de estiva ideal em um terminal de contêineres, que servirá também de base para ilustrar as técnicas usadas neste trabalho.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.08.2000
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CABRERA TOVAR, Jairo Humberto. Modelo de um sistema de programação dinâmica de turnos baseado na teoria dos conjuntos nebulosos. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22072024-081537/pt-br.php. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Cabrera Tovar, J. H. (2000). Modelo de um sistema de programação dinâmica de turnos baseado na teoria dos conjuntos nebulosos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22072024-081537/pt-br.php
    • NLM

      Cabrera Tovar JH. Modelo de um sistema de programação dinâmica de turnos baseado na teoria dos conjuntos nebulosos [Internet]. 2000 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22072024-081537/pt-br.php
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