Ensino de ecologia: as diferentes práticas dos professores (2000)
- Autores:
- Autor USP: MOTOKANE, MARCELO TADEU - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: PRÁTICA DE ENSINO; CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); ECOLOGIA
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho trata das diferentes práticas educativas de professores de ciências e biologia do ensino médio e fundamental. Os objetivos centrais foram a investigação da prática de professores que tinham uma avaliação positiva do trabalhorealizado em sala de aula. Procurou-se levantar quais os principais conteúdos ensinados em ecologia e como o educador selecionava e organizava tais conteúdos. Com base nesses dados buscou-se estabelecer uma correlação entre os tipos de ecologiaensinado e as propostas metodológicas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e realizadas com nove professores de ciências e biologia. As gravações em áudio foram transcritas e posteriormente analisou-se o discurso dosentrevistados. Os resultados obtidos revelam que a ecologia sistemática e evolutiva são a principal abordagem dos cursos. As práticas analisadas mostram que os trabalhos valorizados pelos professores e alunos são aqueles que envolvem produção deconhecimento e que pode ser socializado. Com relação à metodologia não há uma correlação com a abordagem ecológica utilizada. A seleção de conteúdos parece estar vinculada à demanda dos alunos e os acordos estabelecidos entre os professores e ogrupo de trabalho a que pertence
- Imprenta:
- Data da defesa: 10.07.2000
-
ABNT
MOTOKANE, Marcelo Tadeu. Ensino de ecologia: as diferentes práticas dos professores. 2000. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Motokane, M. T. (2000). Ensino de ecologia: as diferentes práticas dos professores (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Motokane MT. Ensino de ecologia: as diferentes práticas dos professores. 2000 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Motokane MT. Ensino de ecologia: as diferentes práticas dos professores. 2000 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Trilhas da Biodiversidade
- Educação e biodiversidade: elementos do processo de produção de materiais pedagógicos
- Argumentação no texto escrito de biologia: análise de redações de alunos de ensino fundamental
- As concepções alternativas de estudantes sobre as implicações socioambientais do uso dos transgênicos
- A biodiversidade como ferramenta de ensino
- Trilhas da biodiversidade
- Trilhas da biodiversidade
- A evolução nos livros didáticos do Ensino Fundamental
- Darwin vai à escola
- O uso de dados empíricos na construção de argumentos escritos em aulas de ciências naturais
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas