Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem (2000)
- Autores:
- Autor USP: CASSIANI, SILVIA HELENA DE BORTOLI - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/s0104-11692000000100004
- Assuntos: ENFERMAGEM; ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO); PENSAMENTO; ENFERMAGEM; EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Neste estudo identificamos e analisamos os artigos que apresentavam o termo "pensamento crítico" no título ou no resumo, publicados em periódicos nacionais a internacionais, de julho/1992 a julho/1997. Essa pesquisa bibliográfica buscou responderos questionamentos dos educadores de como melhorar o ensino da enfermagem. Analisamos cinqüenta e dois artigos publicados nos índices Comprehensive Medline, Lilacs a Cinahl. A análise dos dados confirmou que o desenvolvimento do pensamento crítico é uma opção para a mudança do paradigma do processo ensino-aprendizagem. Precisa ser implementado na educação de enfermagem, mas exige planejamento dos currículos e estratégias de ensino que favoreça a participação ativa do aluno
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2000
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Latino-Americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 8, n. 1, p. 23-30, 2000
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
LIMA, Maria Auxiliadora da Cruz e CASSIANI, Silvia Helena de Bortoli. Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 8, n. 1, p. 23-30, 2000Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-11692000000100004. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Lima, M. A. da C., & Cassiani, S. H. de B. (2000). Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 8( 1), 23-30. doi:10.1590/s0104-11692000000100004 -
NLM
Lima MA da C, Cassiani SH de B. Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2000 ; 8( 1): 23-30.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692000000100004 -
Vancouver
Lima MA da C, Cassiani SH de B. Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2000 ; 8( 1): 23-30.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692000000100004 - Enseñar la administración de medicamentos con ayuda de la informática
- A Instrução auxiliada pelo computador (CAI) e o ensino de enfermagem
- Trajetória histórica de "Fundamentos de Enfermagem" no curso de graduação em enfermagem
- Pesquisa em enfermagem
- Resenha sem titulo proprio
- Atividade de tutoria no programa especial de treinamento (pet)
- Processo de administracao de injetaveis em criancas sob a perspectiva da internacao entre mae - crianca e funcionario
- Analise tecnica e cientifica do procedimento de administracao de injetaveis em criancas
- Processo de ensino de pesquisa na formacao do enfermeiro: estrategias no curriculo, impacto profissional
- Ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem na Região Sudeste
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0104-11692000000100004 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas