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Diagnóstico de projetos de educação ambiental em escolas públicas das áreas de proteção de mananciais da Represa Billings (2000)

  • Autores:
  • Autor USP: ROVERATTI, DAGMAR SANTOS - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HSA
  • DOI: 10.11606/T.6.2020.tde-03042020-111311
  • Assuntos: SAÚDE AMBIENTAL; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; PROTEÇÃO AMBIENTAL; LEGISLAÇÃO AMBIENTAL; REPRESAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Objetivo: Fornecer um panorama da Educação Ambiental em escolas estaduais próximas da Represa Billings, verificando se a recuperação do reservatório e a "Lei de Proteção aos Mananciais" tem sido abordadas no currículo destas escolas. Metodologia:Foram analisadas informações de professores, levantadas por meio de questionário, em 58 escolas próximas à Represa Billings, situadas em Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André e São Bernardo do Campo. Resultados: Verificou-seque, das 58 escolas analisadas, 33 têm projetos de Educação Ambiental e destas, 14 escolas têm projetos que enfocam a Represa Billings. Entre as que têm projetos sobre o reservatório, apenas 9 estão atualmente em desenvolvimento. Cerca de 90 porcento dos responsáveis pelos projetos não freqüentaram curso de Educação Ambiental. A falta de capacitação pode ser considerada uma das principais causas para inexistência de projetos. Cerca de metade das escolas que têm projetos enfoca a "Leide Proteção aos Mananciais" nas atividades, Foi detectada a existência de parcerias com empresas e fundações privadas, organizações não-governamentais e prefeituras locais. Conclusões: A Educação Ambiental não vem sendo adequadamenteimplementada nas escolas analisadas uma vez que muitas não desenvolvem projetos por falta de preparo técnico. Uma minoria aborda a degradação da Represa Billings em seus projetos.A ausência de capacitação e de acompanhamento permanente dosprojetos são fatores que dificultam a consolidação das propostas existentes.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.06.2000
  • Acesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/T.6.2020.tde-03042020-111311 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    Como citar
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    • ABNT

      ROVERATTI, Dagmar Santos. Diagnóstico de projetos de educação ambiental em escolas públicas das áreas de proteção de mananciais da Represa Billings. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-03042020-111311. Acesso em: 24 set. 2024.
    • APA

      Roveratti, D. S. (2000). Diagnóstico de projetos de educação ambiental em escolas públicas das áreas de proteção de mananciais da Represa Billings (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-03042020-111311
    • NLM

      Roveratti DS. Diagnóstico de projetos de educação ambiental em escolas públicas das áreas de proteção de mananciais da Represa Billings [Internet]. 2000 ;[citado 2024 set. 24 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-03042020-111311
    • Vancouver

      Roveratti DS. Diagnóstico de projetos de educação ambiental em escolas públicas das áreas de proteção de mananciais da Represa Billings [Internet]. 2000 ;[citado 2024 set. 24 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-03042020-111311


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