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Educadores de rua, michês e a prevenção contra as DST/AIDS: uma compreensão frankliana do ofício no sentido da vida (2000)

  • Autores:
  • Autor USP: PINEL, HIRAN - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA; PROSTITUIÇÃO; FENOMENOLOGIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O surgimento da AIDS e a conseqüente pandemia, revelou um Estado brasileiro com fortes dificultadores de cuidar dos seus cidadãos. Neste contexto de adversidades é que irrompeu a solidariedade do povo. Dentre essas, apareceu um pequeníssimo grupoque passou a denominar-se educadores de rua. Esses profissionais, não remunerados, desenvolvem suas atividades junto aos michês ou rapazes que se prostituem, com a finalidade de prevenção contra as DST/AIDS. A partir dessa constatação,propusemos estudar compreensivamente o sentido desse oficio no sentido da vida de três educadores de rua. Nossa proposta conduziu-nos a adotar um enfoque fenomenológico-existencial de investigação. O instrumento que utilizamos foi o da coleta etratamento (textualização e transcriação) dos depoimentos e um estudo compreensivo deles. O mergulho existencial e distanciamento reflexivo conduziu-nos a um outro olhar, o do crer para ver. Então, sobressaiu uma enorme capacidade de resistênciapositiva entre os três educadores-depoentes, apesar das dores, dos entraves, dos sofrimentos vivenciados. Nosso olhar ganhou mais luminosidade com o irrompimento gradual da vida e obra do existencialista Viktor Emil Frankl. O sentido do oficiotomou-se significativo. O que se sentiu foi o "otimismo trágico", vontade de sentido sendo realizada. Resta-nos dizer: transformação da dor, sofrimento, culpa e morte em fé, desempenho, amor, mudança, esperança e prática responsável. O oficio dásentido a vidapelo sofrimento, pelo amor e pelo trabalho mesmo. Os sentidos foram o de sobreviver, o de conhecer, o de superar e o de reconhecer para ser. A partir dessa compreensão do sentido, sempre aberta a outros e múltiplos olhares,esboçamos um estudo teórico não definitivo do sentir-pensar-agir educador de rua, tendo por referencial idéias franklianas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.05.2000

  • Como citar
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    • ABNT

      PINEL, Hiran. Educadores de rua, michês e a prevenção contra as DST/AIDS: uma compreensão frankliana do ofício no sentido da vida. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Pinel, H. (2000). Educadores de rua, michês e a prevenção contra as DST/AIDS: uma compreensão frankliana do ofício no sentido da vida (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Pinel H. Educadores de rua, michês e a prevenção contra as DST/AIDS: uma compreensão frankliana do ofício no sentido da vida. 2000 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Pinel H. Educadores de rua, michês e a prevenção contra as DST/AIDS: uma compreensão frankliana do ofício no sentido da vida. 2000 ;[citado 2024 abr. 24 ]

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