Exportar registro bibliográfico

Análise dos parâmetros curriculares nacionais na perspectiva da avaliação de curriculos e da formação de professores de ciências naturais (2000)

  • Autores:
  • Autor USP: MARTINES, ELIZABETH ANTONIA LEONEL DE MORAES - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ENSINO FUNDAMENTAL; CURRÍCULOS E PROGRAMAS; CIÊNCIA; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; POLÍTICA EDUCACIONAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho tem como objetivo de análise documental, três volumes (Introdução, Ciências Naturais e Temas Transversais) dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 5ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental utilizados como fonte primária, naperspectiva de formação - inicial e continuada - de professores e avaliação formativa de currículos referentes à área de Ciências Naturais. Utilizando a técnica conhecida como Vê Epistemológico de Gowin levantamos perguntas-chave que guiaramnossa investigação através dos textos citados. Buscamos identificar as concepções de Conhecimento, Ciência e Aprendizagem subjacentes aos PCNs, bem como as teorias e seus respectivos conceitos que serviram de base para estes documentos oficiais.Para isso, realizamos também, uma pesquisa bibliográfica em fontes secundárias. Investigamos ainda, qual o papel (ou papéis) que é(são) atribuido(s) ao professor nos PCNs / Ciências Naturais; quais as orientações didático-metodológicas para oensino contidas nestes documentos e qual a importância e adequação dos PCNs / Ciências Naturais como referenciais para a pesquisa avaliativa de currículos e o assessoramento / intervenção no processo ensino-aprendizagem, principalmente de cursosde formação de professores de Ciências Naturais
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.06.2000

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MARTINES, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes. Análise dos parâmetros curriculares nacionais na perspectiva da avaliação de curriculos e da formação de professores de ciências naturais. 2000. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Martines, E. A. L. de M. (2000). Análise dos parâmetros curriculares nacionais na perspectiva da avaliação de curriculos e da formação de professores de ciências naturais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Martines EAL de M. Análise dos parâmetros curriculares nacionais na perspectiva da avaliação de curriculos e da formação de professores de ciências naturais. 2000 ;[citado 2024 set. 18 ]
    • Vancouver

      Martines EAL de M. Análise dos parâmetros curriculares nacionais na perspectiva da avaliação de curriculos e da formação de professores de ciências naturais. 2000 ;[citado 2024 set. 18 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024