A resolução de problemas na perspectiva histórico/lógica: o problema em movimento (1999)
- Autores:
- Autor USP: MOISÉS, ROBERTO PERIDES - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO); PRÁTICA DE ENSINO; DIDÁTICA
- Idioma: Português
- Resumo: Atualmente, vivemos o primado da resolução de problemas enquanto teoria unificadora da aprendizagem em vários campos científicos. Isso tem se justificado pelo acordo que vertentes epistemológicas e psicológicas têm chegado em identificar o fazercientífico com o resolver problemas. O entendimento sobre como se constitui o ensino na perspectiva da resolução de problemas, remete a uma reflexão sobre vários temas pertinentes à educação e, em particular, à Educação Matemática tais como:conhecimento matemático, currículo, movimento conceitual e, naturalmente, resoluções de problemas. Procurou-se discutir uma concepção em resolução de problemas que tem no par conceitual histórico/lógico o centro de argumentação. Para tanto,encontrou-se na obra Conceitos Fundamentais da Matemática, de Bento de Jesus CARAÇA a fonte de fundamentação e inspiração
- Imprenta:
- Data da defesa: 13.09.1999
-
ABNT
MOISÉS, Roberto Perides. A resolução de problemas na perspectiva histórico/lógica: o problema em movimento. 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Moisés, R. P. (1999). A resolução de problemas na perspectiva histórico/lógica: o problema em movimento (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Moisés RP. A resolução de problemas na perspectiva histórico/lógica: o problema em movimento. 1999 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Moisés RP. A resolução de problemas na perspectiva histórico/lógica: o problema em movimento. 1999 ;[citado 2024 abr. 23 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas