Exportar registro bibliográfico

Formação e desenvolvimento profissional do professor: o aprender da profissão (2000)

  • Autores:
  • Autor USP: ABDALLA, MARIA DE FÁTIMA BARBOSA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente estudo, de cunho predominantemente qualitativo, busca captar as representações dos professores a respeito do aprender da profissão. A investigação compreende três fases (de 1996 a 1998). A primeira acompanha as aulas de Didática(Licenciatura/FEUSP). A segunda, que estrutura, posteriormente, o estudo de caso, observa as aulas de um professor egresso deste curso, em uma escola pública estadual. E a terceira coleta nove histórias de vida de professores, também de escolaspúblicas, egressos do respectivo curso de Didática. Basicamente, a pesquisa tem o objetivo de compreender o conceito de necessidade como mundança ou direção desejada, para fundamentar a tese de que se novos saberes forem incorporados ao habitusdos professores, ampliando suas necessidades e perspectivas de trabalho, novos espaços de transformação serão criados no contexto da escola e da sala de aula - revelando uma maneira de ser e estar na profissão. Nesta perspectiva, este trabalhopõe, em discussão, dois aspectos enfatizados pelos professores sobre a constituição de suas identidades: 1º. as necessidades e perspectivas que assumem em relação à formação e ao desenvolvimento profissional - a força da representação; e 2º. aimportância que colocam na escola enquanto contexto de produção docente - locus da profissionalização docente
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.04.2000

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. Formação e desenvolvimento profissional do professor: o aprender da profissão. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Abdalla, M. de F. B. (2000). Formação e desenvolvimento profissional do professor: o aprender da profissão (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Abdalla M de FB. Formação e desenvolvimento profissional do professor: o aprender da profissão. 2000 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Abdalla M de FB. Formação e desenvolvimento profissional do professor: o aprender da profissão. 2000 ;[citado 2024 abr. 23 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024