Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola (2000)
- Authors:
- Autor USP: CARVALHO, JOSÉ SÉRGIO FONSECA DE - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Subjects: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO; PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho busca examinar um certo conjunto particular de problemas advindos da transferência e da aplicação de conceitos e referenciais próprios de uma área de estudo - a psicologia do desenvolvimento ou a epistemologia genética de Piaget - aoutra - a educação. Os escritos de Piaget sobre educação e pedagogia foram analisados como exemplares ilustrativos de uma tendência ampla e influente nos discursos educacionais e não como um projeto isolado e individual de um pesquisador empsicologia. A perspectiva construtivista tem imprimido aos discursos pedagógicos um cunho psicologizante que desconhece e menospreza a amplitude cultural das tarefas e dos desafios educativos tal como eles se apresentam para as instituiçõesescolares
- Imprenta:
- Data da defesa: 31.03.2000
-
ABNT
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Carvalho, J. S. F. de. (2000). Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Carvalho JSF de. Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola. 2000 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Carvalho JSF de. Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola. 2000 ;[citado 2024 set. 19 ] - Esses mestres e seus problemas. [Depoimento a M. E. Menezes]
- O aluno colou? É hora de discutir avaliação. E regras. [Depoimento a R. Ribeiro]
- A identidade do pedagogo: agente institucional do ensino
- De psicologismos, pedagogismos e educação
- Infância, escola e docência: reflexões a partir dos ideais modernos
- Mulher é maioria no 2º grau e superior. [Depoimento a Malu Gaspar]
- A educação, afirmada no artigo 205 da Constituição Federal de 1988... [Introdução]
- Uma interpretação programática do direito à educação
- Foi em uma tarde de outono... [Prefácio]
- Escola e igualdade - II: Jacques Rancière e o compromisso político da ação educativa
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas