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O ensino superior em enfermagem e o desafio da mudança: referenciais de um novo processo de formação (2000)

  • Autores:
  • Autor USP: MAGALHAES, LIGIA MARIA THOMAISINO - ENFERM
  • Unidade: ENFERM
  • Sigla do Departamento: ENC
  • Assuntos: ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO); PRÁTICA PROFISSIONAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: A pesquisa teve por objetivo a caracterização de aspectos significantes do processo de convivência de um grupo docente com os desafios de uma nova graduação. Essas professoras, após esclarecimentos, consentiram em participar do estudo, tendo ospreceitos éticos de anonimato e a participação consentida garantidos. Houve, ainda, o consentimento institucional favorável à sua realização. Como perspectiva analítica, o estudo pautou-se nos pressupostos das representações sociais, buscandoacessar as organizações cognitivas constituídas pelo grupo no interstício da dinâmica acadêmica. Metodologicamente, utilizou-se a análise de conteúdo agregando, por decorrência, o recorte e a escolha das unidades de registro, culminando naconfiguração analógica e progressiva dos elementos constituintes dos esquemas de apreciações e de proposições relativas: às relações entre o mundo do trabalho e da o graduação; às bases do movimento de mudança; ao esboço de uma nova graduação;às dimensões precursoras do conhecimento, culminando com as estratégias de sustentação desse projeto. Como dados complementares foram acrescidos aspectos identificatórios do grupo, agregando: um perfil da experiência profissional; a inserçãoinstitucional; a vinculação ao ensino; hábitos de vida, incluindo atividades associativas e de entretenimento. Como síntese, emergem representações concernentes a uma graduação conceitualmente transformada no âmbito dos conteúdos e dasrelaçõespedagógicas, que busca uma sintonia seletiva com o mercado de trabalho, evidenciando bases teóricas para um processo de mudança a partir de pressupostos, requisitos e de etapas de implementação já delineadas pelo grupo, capazes, inclusive, deabrigar novas expressões de ser docente e de ser discente. Entretanto, esses conteúdos ideativos projetam gestos e estratégias de enfrentamento ainda tímidos, aparentando uma fragilidade operacional, ) frente às diretrizes de uma graduação que deva estar em sintonia tanto com os dispositivos legais quanto com os atuais requisitos do mercado de trabalho
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.04.2000

  • Como citar
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    • ABNT

      MAGALHÃES, Lígia Maria Thomaisino. O ensino superior em enfermagem e o desafio da mudança: referenciais de um novo processo de formação. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Magalhães, L. M. T. (2000). O ensino superior em enfermagem e o desafio da mudança: referenciais de um novo processo de formação (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Magalhães LMT. O ensino superior em enfermagem e o desafio da mudança: referenciais de um novo processo de formação. 2000 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Magalhães LMT. O ensino superior em enfermagem e o desafio da mudança: referenciais de um novo processo de formação. 2000 ;[citado 2024 abr. 23 ]

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