A experiência do status (2000)
- Authors:
- Autor USP: IDARGO, ALEXANDRE BERGAMO - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FSL
- Assunto: SOCIOLOGIA DO COTIDIANO
- Language: Português
- Abstract: O presente trabalho consiste numa análise do campo da moda tal qual estruturado nos dias de hoje no Brasil e, em especial, em São Paulo. O que confere uma forma própria ao campo é a possibilidade de que determinadas crenças e de que determinadosvalores ganhem força de realidade e permitam aos indivíduos imprimirem um sentido específico a suas ações, assim como um significado para a posição que eles ocupam no interior tanto do campo da moda quanto da estrutura social como um todo, parao status e para a imagem que eles concebem para si próprios. Sob diversas formas a moda nos mostra que essas crenças e esses valores ganham força de realidade apenas quando os sentimentos envolvidos ganham expressão simbólica, quando diante decondições materiais capazes de lhe conferir realidade, e quando as apostas e os investimentos individuais encontram uma possibilidade de realização. Nela estão depositados valores, crenças, expectativas, interesses, ilusões, sonhos eexperiências. Quando tudo isso encontra condições materiais próprias passa a adquirir força de realidade, a aglutinar pessoas que compartilham a mesmas expectativas e os mesmos interesses, a fazer valer a crença na realidade de cada uma dessascoisas. A moda é, com isso, indissociável da possibilidade que ela representa de permitir que determinados sentimentos ganhem expressão simbólica
- Imprenta:
- Data da defesa: 12.05.2000
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ABNT
IDARGO, Alexandre Bergamo. A experiência do status. 2000. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Idargo, A. B. (2000). A experiência do status (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Idargo AB. A experiência do status. 2000 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Idargo AB. A experiência do status. 2000 ;[citado 2024 mar. 28 ]
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