Exportar registro bibliográfico


Métricas:

A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado (2000)

  • Autores:
  • Autor USP: COHN, CLARICE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLA
  • DOI: 10.11606/D.8.2000.tde-15042024-142639
  • Assuntos: ANTROPOLOGIA CULTURAL E SOCIAL; ÍNDIOS; CRIANCA (SOCIOLOGIA); APRENDIZAGEM
  • Idioma: Português
  • Resumo: Essa dissertação investiga o modo como os Xikrin do Bacajá, grupo Kayapó (Jê) que vive no sudoeste do Pará, concebem a infância e o aprendizado. Para tanto, parte de uma descrição da experiência das crianças, na vida cotidiana e nos rituais, e das ocasiões e modos de ensino e aprendizado, de maneira a perceber o que neles há de específico. Essa descrição é seguida de um exame da concepção xikrin da infância e do aprendizado, complementado por uma reflexão sobre o que seria para eles o conhecimento a ser transmitido e o valor que atribuem a essa transmissão. Por fim, uma análise da pintura corporal infantil fornece indicações sobre as etapas de crescimento tal como marcadas pelos próprios Xikrin, e, quando contrastada com a dos adultos em seus motivos e situações de uso, revela um modo de expressar o que há, para eles, de singular na infância. Além da contribuição específica para os estudos Jê e Kayapó, pretende-se, pelo tema do trabalho, contribuir para uma área de pesquisa que tem se fortalecido e gerado novos debates
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.03.2000
  • Acesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/D.8.2000.tde-15042024-142639 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      COHN, Clarice. A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado. 2000. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-15042024-142639/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Cohn, C. (2000). A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-15042024-142639/
    • NLM

      Cohn C. A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado [Internet]. 2000 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-15042024-142639/
    • Vancouver

      Cohn C. A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado [Internet]. 2000 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-15042024-142639/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024