Exportar registro bibliográfico

Teatro e formação de professores: origens dos cursos, situação atual, perspectivas de reestruturação (2000)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTANA, ARÃO NOGUEIRA PARANAGUÁ DE - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CAC
  • Assuntos: TEATRO (ESTUDO E ENSINO); TEATRO E EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • Idioma: Português
  • Resumo: A pesquisa analisou o tema da formação inicial de professores para o ensino de teatro na educação básica, das suas dimensões particulares às articulações mais amplas com a questão da licenciatura. Para tanto, investigou fontes diversificadas - oprocesso histórico de constituição dos cursos; a situação das 18 IES que os oferecem atualmente; as contribuições disponíveis na literatura; as propostas apresentadas por especialistas, associações profissionais e órgãos do poder público -,objetivando mapear as tendências de uma reestruturação que já está em andamento, quer na perspectiva das IES como no âmbito da legislação. Para analisar a realidade da escolarização brasileira e a formação de professores que lhe é consequente -em termos de ensino de teatro -, a pesquisa orientou-se pela noção de história enquanto possibilidade de transformação qualitativa da cultura e da educação, com ênfase na abordagem curricular advinda da teoria crítica pós-moderna. O estudoteórico articulou-se aos fatos do mundo prático, visando à proposição de sínteses significativas para compreensão do problema e encaminhamento das soluções
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.02.2000

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de. Teatro e formação de professores: origens dos cursos, situação atual, perspectivas de reestruturação. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Santana, A. N. P. de. (2000). Teatro e formação de professores: origens dos cursos, situação atual, perspectivas de reestruturação (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Santana ANP de. Teatro e formação de professores: origens dos cursos, situação atual, perspectivas de reestruturação. 2000 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Santana ANP de. Teatro e formação de professores: origens dos cursos, situação atual, perspectivas de reestruturação. 2000 ;[citado 2024 abr. 24 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024