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A praça, a rua... a TV de rua: usos do espaço, permanências do lugar (1999)

  • Autores:
  • Autor USP: FERREIRA, GENOVAN PESSOA DE MORAIS - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Assuntos: GEOGRAFIA HUMANA; GEOGRAFIA; GEOGRAFIA URBANA
  • Palavras-chave do autor: Identidade espacial; Lugar; Place; Recife; Spatial identity; The street TV; TV de rua; Urban; Urbano; Uses os space; Usos do espaço
  • Idioma: Português
  • Resumo: Em um mundo em franco processo de homogeneização com a mundialização promovida pelo capital, tendo como suporte sistemas de comunicação ou, antes, de não-comunicação, incorporando o espaço do planeta inteiro, como entender a (re)emergência de valores locais, particularmente, os relacionados à identidade espacial? Considerando que as relações sociais continuam - embora envolvendo em grau crescente as mediações eletrônicas - sendo exercidas no e através do espaço, o que implica, necessariamente, seu uso, o que explica a construção da identidade espacial e o que define sua própria reafirmação em meio a diluição promovida pelo processo de mundialização? Nosso estudo procurou fazer essa análise no Morro da Conceição, bairro periférico do Recife, perseguindo dois caminhos: o primeiro, procura identificar, pela análise dos usos do espaço, as sobrevivências da vida de relações que caracterizam o lugar, bem como, os conteúdos que lhes deram forma historicamente. Nesta parte, o acento encontra-se na análise de práticas espaciais que, baseadas na prevalência dos valores de uso, promovem laços de identificação dos moradores com o que definimos de lugar. O segundo, tenta associar a discussão sobre o papel que a grande mídia tem como produtora de não-comunicação e, portanto, como fonte de diluição da vida de relações, particularmente, de relações entre as pessoas a partir de uma base material concreta, prático sensível, com o contraponto da mídia alternativa, aschamadas TVs de rua, cuja dimensão dos espaços públicos, como a praça e a rua, é vislumbrada por essas tevês como atitude afirmativa de processos comunicativos baseados nas relações interpessoais, no encontro, na festa, em usos do espaço não absorvidos pela troca. É por meio da experiência específica da TV VIVA no Morro da Conceição que vamos procurar elementos de análise que a associe a um papel de reforço da identidade e de manutenção do lugar
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.12.1999
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      FERREIRA, Genovan Pessoa de Moraes. A praça, a rua.. a TV de rua: usos do espaço, permanências do lugar. 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-01062015-170015/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Ferreira, G. P. de M. (1999). A praça, a rua.. a TV de rua: usos do espaço, permanências do lugar (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-01062015-170015/
    • NLM

      Ferreira GP de M. A praça, a rua.. a TV de rua: usos do espaço, permanências do lugar [Internet]. 1999 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-01062015-170015/
    • Vancouver

      Ferreira GP de M. A praça, a rua.. a TV de rua: usos do espaço, permanências do lugar [Internet]. 1999 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-01062015-170015/

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