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Programa "Ensino Alternativo" da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia: caracterização do funcionamento e concepções das professoras (1999)

  • Autores:
  • Autor USP: LIMA, VALÉRIA SILVA DE - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assunto: PSICOLOGIA EDUCACIONAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: 0 presente estudo tem por objetivo caracterizar o funcionamento da sala especial denominada "Programa Ensino Alternativo" (PEA), que atende a alunos com deficiência mental da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia (MG), assim como caracterizar, sob a ótica das professoras dessa modalidade de ensino, a clientela de alunos, o trabalho desenvolvido, a inserção dessa modalidade de ensino no contexto educacional e as concepções sobre ensino-aprendizagem. A amostra foi constituída por uma coordenadora, oito diretoras a nove professoras do PEA. Foram realizadas entrevistas guiadas por um roteiro estruturado de questões previamente formulado. Os resultados revelaram que as professoras do PEA são motivadas, porém sem formação especializada em Educação Especial. O PEA foi implantado com o objetivo de manter a criança deficiente no ensino regular, visando sua integração e escolarização. Tanto a coordenadora, quanto as diretoras e professoras, apresentaram dificuldades em definir deficiência mental. Mencionaram que os problemas apresentados pelas crianças referem-se a dificuldades de aprendizagem e problemas emocionais, comportamentais ou orgânicos. As queixas e encaminhamentos são feitos pelas professoras do ensino regular a dificilmente as crianças têm diagnóstico. As professoras do PEA são selecionadas por qualificações pessoais e recebem treinamento. Se por um lado, as professoras do PEA percebem seu trabalho com sucesso e demonstram uma atitude afetivapositiva para com os alunos, orientadas para elevar o senso de competência dos mesmos, por outro lado, percebem no trabalho das professoras do ensino regular falta de motivação, despreparo e descrença nos alunos. Os pais são vistos como aceitadores e participantes ou rejeitadores e preconceituosos em relação ao filho. Os resultados são discutidos á luz dos conceitos da ïntegração do deficiente mental e de mediação de aprendizagem proporcionada em situações educacionais
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.12.1999

  • Como citar
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    • ABNT

      LIMA, Valéria Silva de. Programa "Ensino Alternativo" da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia: caracterização do funcionamento e concepções das professoras. 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1999. . Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Lima, V. S. de. (1999). Programa "Ensino Alternativo" da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia: caracterização do funcionamento e concepções das professoras (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Lima VS de. Programa "Ensino Alternativo" da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia: caracterização do funcionamento e concepções das professoras. 1999 ;[citado 2024 abr. 18 ]
    • Vancouver

      Lima VS de. Programa "Ensino Alternativo" da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia: caracterização do funcionamento e concepções das professoras. 1999 ;[citado 2024 abr. 18 ]


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