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Sinfonia rural: concepções de uma comunidade sobre criança, educação e desenvolvimento infantil (1999)

  • Autores:
  • Autor USP: SOUSA, MARIA DAS GRAÇAS FLEURY UMBELINO DE - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assunto: PSICOLOGIA EDUCACIONAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: O desenvolvimento da criança é constituído nas condições gerais de vida a de trabalho (atividade produtiva a criativa), no modo de lidar com a realidade cotidiana dos fatos, nas condições políticas a sociais de um determinado tempo histórico, enfim dentro de uma cultura. A criança nasce em uma situação histórica concreta, desenvolve-se e apropria-se de um saber que vai sendo continuamente construído e reconstruído em uma dada comunidade, conforme ela vai interrealizando os sistemas de signos já constituídos nela. Contudo, ela não é tão somente um produto desse meio, é também produtora e construtora de sua sociedade, ou seja, ela é um ator social. Querendo fazer que a escola proporcione a essa criança oportunidades para que seja ator social, que exerça seus deveres e reivindique seus direitos, tendo por base a compreensão do modo de pensar de seus pais e das próprias crianças, sobre o "ser criança", seu desenvolvimento e aprendizagem é que realizamos esta pesquisa para conhecer/analisar essas concepções, além de discutir uma proposta pedagógica lá desenvolvida, experimentando três modelos teóricos (a ecologia do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner, a rede dinâmica de fatores de Rosseti-Ferreira etalii e a rede de significações de Machado/Lévy) conforme os questionamentos iam exigindo. Optamos por um estudo de natureza qualitativa que incluísse observação, desenhos, entrevistas (informais, semiestruturadas, gravadas em áudio e transcritas) a associaçõeslivres, num proposta de dar voz às crianças e a seus pais. Os participantes são todos os 14 alunos (seis do sexo feminino e oito do masculino, de seis a 14 anos), da Escola Municipal Rural Santa Branca, situada na Fazenda de mesmo nome, distante 40 km de Goiânia-GO, e seus responsáveis (seis casais, metade deles analfabetos), moradores e trabalhadores da Fazenda. A análise buscou compreender como se relacionam e se articulam diferentes teorias e elementos ) que estão em uma trama construída e significada pelas pessoas em uma dada situação/contexto cultural (uma sala de aula em uma comunidade rural), não simplesmente justapondo-as ou integrando-as, mas elaborando um diálogo entre elas, alargando nossa compreensão da situação em foco. Outro aspecto seria a reconstrução do caminho percorrido (estruturando uma metodologia) para que possa ser usado em outras situações de análise de propostas pedagógicas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.11.1999

  • Como citar
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    • ABNT

      FLEURY, Maria das Graças. Sinfonia rural: concepções de uma comunidade sobre criança, educação e desenvolvimento infantil. 1999. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1999. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Fleury, M. das G. (1999). Sinfonia rural: concepções de uma comunidade sobre criança, educação e desenvolvimento infantil (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Fleury M das G. Sinfonia rural: concepções de uma comunidade sobre criança, educação e desenvolvimento infantil. 1999 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Fleury M das G. Sinfonia rural: concepções de uma comunidade sobre criança, educação e desenvolvimento infantil. 1999 ;[citado 2024 abr. 23 ]

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