Exportar registro bibliográfico

A medida da satisfação dos usuários com um serviço público municipal de saúde mental (1999)

  • Authors:
  • Autor USP: DINIZ, SEBASTIANA APARECIDA - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERG
  • Assunto: ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA
  • Language: Português
  • Abstract: A satisfação com os serviços de saúde é um indicador importante dos resultados a da qualidade dos cuidados. A finalidade deste estudo é contribuir para que o doente mental seja visto pelos profissionais de saúde como o melhor avaliador dosserviços de saúde mental. Para tanto, foi adaptada, validada e testada a Escala para Avaliação da Satisfação com o Serviço de Saúde Mental ("Verona Service Satisfaction Scale" - VSSS 32). A população constituiu-se de 100 sujeitos, usuários doNAPS 1 (Núcleo de Atenção Psicossocial) de Ribeirão Preto - SP. O grupo de usuários entrevistados foi consistido de 39 homens a 61 mulheres; a idade média de 48 anos. A VSSS-32 tem um excelente alfa de Cronbach global (0,90), apoiando suaadequação do ponto de vista da consistência interna se usada como medida de satisfação global. Através da técnica da análise fatorial, foram identificados 4 fatores ("Avaliação do serviço", "Atendimento dado pelosprofissionais","Custo/interação" e "Instalações/instruções"), tendo sido observada satisfação dos usuários, acima de 75%, em todos. A análise das respostas espontâneas demonstrou que a maioria dos aspectos citados pelos sujeitos eramequivalentes aos itens contidos no questionário. A satisfação dos usuários na maioria dos itens parece indicar que pessoas gravemente doentes, se adequadamente assistidas, podem permanecer na comunidade com baixo índice de intemaçõespsiquiátricas a viver com suas famílias, com satisfação. Os dados obtidos parecem mostrar uma avaliaçãopositiva do NAPS 1 de Ribeirão Preto e o método deve ser de interesse àqueles que queiram realizar uma avaliação abrangente de serviços desaúde mental. A importância de pesquisas nesta área de avaliação institucional é enfatizada
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.08.1999

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      DINIZ, Sebastiana Aparecida. A medida da satisfação dos usuários com um serviço público municipal de saúde mental. 1999. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1999. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Diniz, S. A. (1999). A medida da satisfação dos usuários com um serviço público municipal de saúde mental (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Diniz SA. A medida da satisfação dos usuários com um serviço público municipal de saúde mental. 1999 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Diniz SA. A medida da satisfação dos usuários com um serviço público municipal de saúde mental. 1999 ;[citado 2024 abr. 23 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024