Exportar registro bibliográfico

Gênese do texto infantil: uma análise de estágios iniciais da escrita em escolares da primeira parte do ensino fundamental (1999)

  • Authors:
  • Autor USP: LEAL, MARIA VIRGINIA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLL
  • Subjects: LINGUÍSTICA APLICADA; ESCRITA; GÊNESE TEXTUAL
  • Language: Português
  • Abstract: Esta tese tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os processos iniciais de construção de textos produzidos em sala de aula por crianças, das séries iniciais do ensino fundamental, oriundas das camadas populares, com vistas a trazer novos elementos para a discussão da relação sujeito-texto, sujeito-linguagem. Seu foco principal de descrição e análise encontra-se nas "rasuras" observadas, tanto em rascunhos quanto em textos "passados a limpo", como pistas privilegiadas para a compreensão de hipóteses que as crianças formulam sobre o texto e da relação que mantém com eles e com o discurso que os envolve. Naturalmente por se tratar de texto gerado em espaço escolar, a produção é marcadamente institucional e filiada ao discurso pedagógico vigente. As bases teóricas estão assentadas em três áreas dos estudos da linguagem: (a) Crítica Genética, campo relativamente recente da teoria da literatura; (b) Psicolingüística, notadamente nos trabalhos desenvolvidos por Abaurre e equipe, nesta década, no quadro de um paradigma indiciário, tal como proposto por Ginsburg; (c) Lingüística Aplicada ao ensino da língua materna, especialmente nas investigações desenvolvidas por Fabre, na França e Fiad, no Brasil, ambas ancoradas nos preceitos mais recentes da lingüística textual. As conclusões da pesquisa apontam para as dificuldades de construção de uma relação sujeito-texto que leve à assunção de um "discurso próprio", por parte da criança que freqüenta o espaçoescolar. A questão da saída de um ciclo de amarras ao "já-dito", das "vozes" que mimetizam as camadas populares, é bastante complexa. Quando se lê Vidas Secas, de Graciliano Ramos, pode-se muito bem observar a rede de significações que os mantêm a todos (Fabiano e família) no universo da "repetição"
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.10.1999

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LEAL, Maria Virgínia. Gênese do texto infantil: uma análise de estágios iniciais da escrita em escolares da primeira parte do ensino fundamental. 1999. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. . Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Leal, M. V. (1999). Gênese do texto infantil: uma análise de estágios iniciais da escrita em escolares da primeira parte do ensino fundamental (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Leal MV. Gênese do texto infantil: uma análise de estágios iniciais da escrita em escolares da primeira parte do ensino fundamental. 1999 ;[citado 2024 abr. 26 ]
    • Vancouver

      Leal MV. Gênese do texto infantil: uma análise de estágios iniciais da escrita em escolares da primeira parte do ensino fundamental. 1999 ;[citado 2024 abr. 26 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024