Teorias do desenvolvimento e cultura: estado da arte (1999)
- Autor:
- Autor USP: MALUF, MARIA REGINA - IP
- Unidade: IP
- Assuntos: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO; CULTURA
- Idioma: Português
- Resumo: As publicações mais recentes e os debates entre pesquisadores voltados para o estudo do desenvolvimento psicológico mostram que está em construção um certo consenso sobre a importância e o papel determinante do contexto cultural na constituição das funções psíquicas. Existem também diferenças profundas no modo de compreender e de explicar essa reconhecida influência da cultura na formação psíquica. Tais diferenças resultam tanto de posições epistemológicas conflitantes quanto de procedimentos metodológicos diversos na pesquisa. Neste estudo foi realizada uma análise da literatura disponível sobre o tema, tendo como objetivo verificar como está sendo enfocada pelos autores a relação entre desenvolvimento e cultura, quais as hipóteses mais vigorosas apresentadas e os possíveis avanços teórico-metodológicos que podem ser captados. A análise de cerca de 600 textos publicados nos últimos 10 anos permitiu algumas conclusões. A noção de cultura aparece relacionada a outros conceitos, como etnicidade e raça, sendo sua conceituação objeto de divergências. Nas pesquisas, as culturas muitas vezes são apreendidas em dois níveis, material e simbólico. A Psicologia Cultural é mencionada com frequência crescente. A cultura vem sendo entendida não mais como uma variável que pode ser controlada, mas antes como sendo intrínseca à mente.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Resumos
- Nome do evento: Interamerican Congress of Psychology
-
ABNT
MALUF, Maria Regina. Teorias do desenvolvimento e cultura: estado da arte. 1999, Anais.. Caracas: Innet2000, 1999. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Maluf, M. R. (1999). Teorias do desenvolvimento e cultura: estado da arte. In Resumos. Caracas: Innet2000. -
NLM
Maluf MR. Teorias do desenvolvimento e cultura: estado da arte. Resumos. 1999 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Maluf MR. Teorias do desenvolvimento e cultura: estado da arte. Resumos. 1999 ;[citado 2024 abr. 23 ] - Temas de psicologia: a motivacao, a crianca, a formacao profissional
- Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares
- Psicologia e cultura: perspectivas teóricas contemporâneas
- Habiletés métalinguistiques et apprentissage du language écrit
- Vida escolar representa desafio. [Depoimento]
- Projeto: o dominio da linguagem escrita pela crianca : desenvolvimento , aprendizagem e escolarizacao
- Formacao do pesquisador no pais
- Causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau
- Psicólogo brasileiro: formação e prática
- Habilidades metalinguísticas e alfabetização
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas