O argumento emocional na publicidade (1999)
- Autores:
- Autor USP: HOFF, TANIA MARCIA CEZAR - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLC
- Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA; RETÓRICA; LINGUAGEM PUBLICITÁRIA; ANÁLISE DO DISCURSO
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar a persuasão no discurso publicitário, a fim de confirmar a predominância de procedimentos retórico-argumentativos de caráter emocional nas mensagens publicitárias. Os autores nos quais alicerçamos nosso estudo representam dois momentos da retórica: Aristóteles, com sua Arte Retórica e Arte Poética, e Chaim Perelman, com Tratado da Argumentação e Império Retórico. Em suas obras, ambos os filósofos desenvolvem uma teoria da argumentação que apresenta uma concepção de racionalidade mais ampla, que pressupõe também a subjetividade. Enfocaremos, em nossa pesquisa, o emprego da ambiguidade enquanto recurso retórico-argumentativo e os mecanismos de produção do ambíguo na publicidade, a saber: o diálogo entre as linguagens verbal e não-verbal, a polissemia e a metáfora. A análise do corpus, composto por anúncios veiculados em revistas de grande circulação no território nacional, revela que é possível considerar os argumentos de caráter emocional em dois níveis: os simplesmente retóricos e os sedutores. A análise também nos permite afirmar que a natureza persuasiva do discurso publicitário advém de sua estreita ligação com o universo das opiniões e das paixões e que a ambiguidade, além de recurso retórico-argumentativo, constitui um procedimento de estruturação do pensamento, ou seja, aponta para o fato de que a racionalidade extrapola os limites da razão lógico-formal
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.09.1999
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ABNT
HOFF, Tânia Márcia Cezar. O argumento emocional na publicidade. 1999. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. . Acesso em: 19 mar. 2024. -
APA
Hoff, T. M. C. (1999). O argumento emocional na publicidade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Hoff TMC. O argumento emocional na publicidade. 1999 ;[citado 2024 mar. 19 ] -
Vancouver
Hoff TMC. O argumento emocional na publicidade. 1999 ;[citado 2024 mar. 19 ]
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