O olhar do professor ao diagnosticar as dificuldades de aprendizagem: critérios e justificativas empregados para a escolha dos bons e maus alunos (1999)
- Autores:
- Autor USP: MANTOVANINI, MARIA CRISTINA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; ENSINO FUNDAMENTAL; FRACASSO ESCOLAR
- Idioma: Português
- Resumo: Visando contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno do fracasso escolar no ensino fundamental 1, analisou-se a visão que o professor possui a respeito daquilo que denomina dificuldade de aprendizagem e aluno problema. O diagnósticopsicopedagógico aplicado a dois grupos de alunos - um formado por crianças com problemas de aprendizagem (alunos problema) e outro por alunos com bom desempenho escolar, segundo avaliação dos seus professores - revelou que a principal diferençaentre os grupos encontrava-se nas atitudes face aos desafios propostos no diagnóstico e não no nível de desenvolvimento cognitivo. A discussão com os professores sobre os critérios utilizados para alocação das crianças nos grupos e os resultadosdo diagnóstico psicopedagógico, permitiu criar uma situação onde eles refletiram sobre suas hipóteses a respeito da não aprendizagem de alunos que possuíam recursos cognitivos semelhantes ao de colegas que tinham um desempenho escolar julgadoadequado. A análise dos resultados do diagnóstico psicopedagógico e das opiniões expressas pelos professores levou às seguintes conclusões : a) alunos problema assumem o julgamento de seus professores a respeito do seu desempenho em classe,desacreditam em sua capacidade de pensar e desenvolvem atitudes em sala de aula que reforçam a visão que o professor possui deles; b) os critérios utilizados pelos professores para avaliar o rendimento escolar dos seus alunos referenciam-semaisnas atitudes expressas em classe do que no nível de produção escolar; c) na busca das causas das dificuldades de aprendizagem dos seus alunos, os professores elegem com freqüência excessiva fatores de ordem extra-pedagógica, o que remete paraoutros profissionais a tarefa de auxiliar seus alunos problema e impede a intervenção docente em sala de aula, levando-os a um sentimento de fracasso e impotência; ) d) os professores discriminam e excluem seus alunos problema na mesma proporção e violência com que se sentem excluídos e sem preparo para atendê-los; e) perceber que seus alunos problema não são casos perdidos é importante para queos professores possam recuperar a confiança na sua capacidade de ensinar
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.09.1999
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ABNT
MANTOVANINI, Maria Cristina Labate. O olhar do professor ao diagnosticar as dificuldades de aprendizagem: critérios e justificativas empregados para a escolha dos bons e maus alunos. 1999. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Mantovanini, M. C. L. (1999). O olhar do professor ao diagnosticar as dificuldades de aprendizagem: critérios e justificativas empregados para a escolha dos bons e maus alunos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Mantovanini MCL. O olhar do professor ao diagnosticar as dificuldades de aprendizagem: critérios e justificativas empregados para a escolha dos bons e maus alunos. 1999 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Mantovanini MCL. O olhar do professor ao diagnosticar as dificuldades de aprendizagem: critérios e justificativas empregados para a escolha dos bons e maus alunos. 1999 ;[citado 2024 abr. 23 ]
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