Exportar registro bibliográfico

O ensino e a aprendizagem de evolução biológica no quotidiano da sala de aula (1999)

  • Authors:
  • Autor USP: SANTOS, SILVANA CRISTINA DOS - IB
  • Unidade: IB
  • Sigla do Departamento: BIO
  • Assunto: ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Language: Português
  • Abstract: O ensino e a aprendizagem da evolução biológica é considerado um tema que merece estudos adicionais devido a vários fatores. Há uma longa tradição em focar as pesquisas sobre crenças dos estudantes e o status epistemológico das posições criacionistas. A História e Filosofia da Ciência são referências importantes a serem consideradas, pois existem várias questões presentes no pensamento dos estudantes, que reportam ocorridos "nos tempos" de Charles Darwin. Esta dissertação resume os resultados de várias pesquisas que objetivam compreender as dificuldades dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, o levantamento bibliográfico foi realizado buscando encontrar descrições acuradas sobre materiais didáticos bem sucedidos. Uma série de atividades foi então elaborada e aplicada para uma classe de alunos do Ensino Médio. Estes estudantes foram testados prévia e posteriormente ao período de aprendizagem por meio de entrevistas detalhadas, as quais foram gravadas e transcritas. Em certa medida, os resultados foram surpreendentes. Os estudantes tenderam a desenvolver experiências metacognitivas durante as entrevistas. A troca de idéias durante o período no qual foram desenvolvidas as atividades confirmam aprendizagem significativa, tanto quanto as pós entrevistas. Os resultados tendem a mostrar a importância de se incorporar vários aspectos no processo de ensino, incluindo questões relacionadas ao conhecimento científico e o status dasverdades científicas. Em nossa discussão, sete conceitos-chave foram focalizados e comentados à luz do discurso dos estudantes: evolução; herança de características adquiridas; espécie e variabilidade; seleção natural; adaptação e Ciência. A possível contribuição do modelo de mudança conceitual, bem como suas limitações, também foram consideradas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.10.1999

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTOS, Silvana Cristina dos. O ensino e a aprendizagem de evolução biológica no quotidiano da sala de aula. 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Santos, S. C. dos. (1999). O ensino e a aprendizagem de evolução biológica no quotidiano da sala de aula (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Santos SC dos. O ensino e a aprendizagem de evolução biológica no quotidiano da sala de aula. 1999 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Santos SC dos. O ensino e a aprendizagem de evolução biológica no quotidiano da sala de aula. 1999 ;[citado 2024 abr. 19 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024