O tema funções e a linguagem matemática de professores de ensino médio: por uma aprendizagem de significados (1999)
- Authors:
- Autor USP: ZUFFI, EDNA MAURA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Subjects: MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO E APRENDIZAGEM
- Language: Português
- Abstract: Neste trabalho, apresentamos um estudo qualitativo sobre a utilização da linguagem matemática por professores de Matemática do Ensino Médio, ao tratarem do tema "funções". Procuramos investigar as formas de expressão destes professores - vistoscomo mediadores e 'catalisadores' dos processos de desenvolvimento de seus alunos (Vygotsky, 1989a, 1989b) - ao lidarem com suas próprias concepções sobre o tema, bem como ao explorá-lo nas situações pedagógicas em sala de aula. Ao investigarmosa linguagem matemática dentro de uma perspectiva teórica Vygotskiana, a questão dos contextos culturais em que se inserem os significados torna-se fundamental. Assim sendo, a pesquisa no ambiente natural em que se dá a expressão dos professoresatravés da linguagem matemática, que é a sala de aula, constitui-se em um fundamental instrumento para a aquisição dos nossos dados. Também foi aplicado um questionário e entrevistas curtas foram realizadas com os professores investigados.Trabalhamos especificamente com o conceito de função. Vimos que a linguagem formal do professor, exibida nas entrevistas e nas respostas ao questionário, tenta aproximá-lo das definições mais atuais do conceito, como as de Bourbaki e Dirichlet.Entretanto, em seu uso prático, através dos exemplos e da resolução de problemas, o conceito fica restrito a concepções mais clássicas, como a de Euler. Verifica-se uma coincidência na essência das concepções próprias dosprofessoresinvestigados, com a sua prática pedagógica ao tratarem o tema "funções", em sala de aula. Em ambos os casos, parece haver uma dicotomia entre a linguagem matemática utilizada para lidar com o "teórico" e aquela para expressar as questões"práticas"
- Imprenta:
- Data da defesa: 20.08.1999
-
ABNT
ZUFFI, Edna Maura. O tema funções e a linguagem matemática de professores de ensino médio: por uma aprendizagem de significados. 1999. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. . Acesso em: 10 maio 2024. -
APA
Zuffi, E. M. (1999). O tema funções e a linguagem matemática de professores de ensino médio: por uma aprendizagem de significados (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Zuffi EM. O tema funções e a linguagem matemática de professores de ensino médio: por uma aprendizagem de significados. 1999 ;[citado 2024 maio 10 ] -
Vancouver
Zuffi EM. O tema funções e a linguagem matemática de professores de ensino médio: por uma aprendizagem de significados. 1999 ;[citado 2024 maio 10 ] - Avaliação das alterações transversais mandibulares em paciente tratado com expansão da região média da sínfese por meio da distração osteogênica
- Estudo de mecanismos de propagação de discordâncias em intermetálicos ordenados ´NI IND.3 AL´ pelo método de atrito interno
- Disciplinas escolares: história e pesquisa
- Avaliação de fundos de investimentos utilizando o intervalo de confiança do indice de Treynor
- Fundamentos das técnicas básicas da cirurgia
- A disfunção esofágica não é o único fator envolvido no refluxo gastroesofágico na doença mista do tecido conectivo
- Sovereign debt with adverse selection: a quantitative approach
- Não esqueçam o que eu escrevi. [Entrevista]
- Liberdade de estabelecimento
- As 1001 faces do garoto Bom Bril: um estudo da produção/recepção do discurso publicitário veiculado na mídia impressa
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas