As concepções do papel do professor de educação física na opinião dos professores e alunos concluintes dos cursos de licenciatura da EEFE-USP, FEF-UNICAMP e IB-UNESP "Campus" de Rio Claro (1999)
- Autores:
- Autor USP: ALEGRE, ATILIO DE NARDI - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA; EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar, a partir das opiniões de docentes e alunos, as concepções do papel do professor de Educação Física que predominavam nos cursos de licenciatura da Escola de Educação Física e Esportes daUniversidade de São Paulo (EEFE-USP), Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP) e do Instituto de Biociências "Campus" de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista. Dele participaram 40 (quarenta)docentes, todos responsáveis por disciplinas nos cursos de licenciatura no ano 1997 e 62 (sessenta e dois) alunos que estavam concluindo estes cursos neste mesmo ano nas três instituições selecionadas. Os dados foram coletados por meio de umquestionário com questões fechadas no qual os respondentes deveriam atribuir, segundo critério de importância, postos à todas as alternativas de resposta apresentadas que tinham como referência as concepções identificadas no estudo desenvolvido,em 1990, por Griffey & Podenski: o professor como "técnico", "teórico", "prático-reflexivo", "acadêmico", "terapeuta", "pesquisador" e como pessoa responsável pela "tomada de decisão". Uma vez identificadas as concepções que predominavam em cadauma das instituições (cursos) considerada, buscou-se verificar, por meio da prova estatística não- paramétrica de Kruskal-Wallis, a divergência de opiniões nos grupos de professores ou de alunos, independentemente da instituição (cursos) a queestivessem vinculados. Osresultados obtidos nos permitiram constatar que as principais divergências foram observadas no grupo dos alunos, mas pouca interferência tiveram na ordem de classificação das concepções identificadas como predominantesnas três instituições (cursos). Foram elas, de acordo com a ordem de importância: o professor "prático-reflexivo", o "pesquisador" e o "teórico"
- Imprenta:
- Data da defesa: 05.10.1999
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ABNT
ALEGRE, Atílio de Nardi. As concepções do papel do professor de educação física na opinião dos professores e alunos concluintes dos cursos de licenciatura da EEFE-USP, FEF-UNICAMP e IB-UNESP "Campus" de Rio Claro. 1999. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. . Acesso em: 26 abr. 2024. -
APA
Alegre, A. de N. (1999). As concepções do papel do professor de educação física na opinião dos professores e alunos concluintes dos cursos de licenciatura da EEFE-USP, FEF-UNICAMP e IB-UNESP "Campus" de Rio Claro (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Alegre A de N. As concepções do papel do professor de educação física na opinião dos professores e alunos concluintes dos cursos de licenciatura da EEFE-USP, FEF-UNICAMP e IB-UNESP "Campus" de Rio Claro. 1999 ;[citado 2024 abr. 26 ] -
Vancouver
Alegre A de N. As concepções do papel do professor de educação física na opinião dos professores e alunos concluintes dos cursos de licenciatura da EEFE-USP, FEF-UNICAMP e IB-UNESP "Campus" de Rio Claro. 1999 ;[citado 2024 abr. 26 ] - Avaliação das alterações transversais mandibulares em paciente tratado com expansão da região média da sínfese por meio da distração osteogênica
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