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Implante coclear multicanal: uma alternativa na habilitação de crianças surdas (1998)

  • Autor:
  • Autor USP: BEVILACQUA, MARIA CECÍLIA - FOB
  • Unidade: FOB
  • Sigla do Departamento: BAF
  • Assuntos: SURDEZ; FONOAUDIOLOGIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O Implante Coclear em criança é uma nova área de investigação, uma vez que esse recurso tecnológico está disponível para uso nesta última década. Estudar questões relacionadas a este assunto é intrigante, pois é a primeira vez que a criança surdatem um recurso tão potente na tentativa de minimizar o impacto dessa deficiência no desenvolvimento da função auditiva. Este estudo foi desenvolvido com 38 crianças deficientes auditivas neurossensoriais profundas pré-linguais, que receberamImplante Coclear Multicanal no Centro de Pesquisas Audiológicas - CPA., do Hospitas de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais da Universidade de São Paulo. As principais questões que nortearam este estudo foram: . O tempo de uso doimplante coclear é fator importante no desenvolvimento da criança? . A idade em que foi realizada a cirurgia é um indicador de sucesso para o aproveitamento do implante coclear? . Qual a relação existente entre o grau de deficiência auditiva e oresultado obtido com o implante coclear multicanal? . As crianças usuárias de implante coclear multicanal conseguem atingir o reconhecimento de fala através da via auditiva? . As crianças usuárias de implante coclear multicanal conseguemdesenvolver a linguagem oral? Os achados obtidos neste estudo evidenciam o seguinte: todas as crianças do estudo apresentaram limiares auditivos de surdez profunda que as impossibilitaram de obter benefícios para a percepção dos sons da falaatravés da utilizaçãodo AASI. Os grupos de crianças implantadas com o implante coclear Nucleus 22 apresentou resultados satisfatórios quanto às habilidades auditivas e de linguagem oral, atingindo o reconhecimento da fala por meio da viaauditiva. O tempo de uso do implante coclear foi estatisticamente significante quando relacionado com a categoria de audição e linguagem. A idade da criança quando a cirurgia foi realizada não apresentou resultados estatisticamentesignificantes. ) Ressalta-se o fato que a idade máxima estudada foi de 6 anos na época da cirurgia. O nível de perda auditiva não interferiu nos resultados obtidos quando relacionados com as categorias de audição e de linguagem. Todas as criançasprogrediram quanto às habilidades de audição e linguagem, sendo que maiores valores foram encontrados para os níveis de audição. Todas as crianças estudadas não atingiram um platô de desenvolvimento para as habilidades audição e linguagem, sendonecessários estudos posteriores para se investigar se esse platô ocorre e em que momento. A dispersão dos resultados para as habilidades de audição e linguagem evidenciou também a necessidade de se avaliar os resultados de IC em crianças comhabilitação adequada. Os resultados obtidos comprovam a eficácia do Implante Coclear para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem, onde as 38 crianças apresentaram melhoras significativas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.10.1998

  • Como citar
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    • ABNT

      BEVILACQUA, Maria Cecília. Implante coclear multicanal: uma alternativa na habilitação de crianças surdas. 1998. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, Bauru, 1998. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Bevilacqua, M. C. (1998). Implante coclear multicanal: uma alternativa na habilitação de crianças surdas (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, Bauru.
    • NLM

      Bevilacqua MC. Implante coclear multicanal: uma alternativa na habilitação de crianças surdas. 1998 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Bevilacqua MC. Implante coclear multicanal: uma alternativa na habilitação de crianças surdas. 1998 ;[citado 2024 abr. 23 ]


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