Sala de leitura: atos, atores e ação (1999)
- Authors:
- Autor USP: PIOVESAN, LAIS SERAFIM RASO - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CBD
- Subjects: EDUCAÇÃO INFANTIL; AÇÃO CULTURAL; LEITURA; HÁBITO DE LEITURA; FORMAÇÃO DE LEITORES
- Language: Português
- Abstract: Partindo do exame da legislação que cria e regula Salas de Leitura em Escolas Municipais de Educação Infantil, de 1 e 2 graus e de Educação para Deficientes Auditivos da cidade de São Paulo, a pesquisa analisa, do ponto de vista da ação cultural, a interação dos alunos com o livro, a leitura e as atividades dirigidas pela orientadora dessa sala. Para o desenvolvimento da análise, seguiu-se o método etnográfico (J.P. Spradley, 1980) e criaram-se as categorias de espaço, tempo, demonstração e engajamento, formuladas a partir da idéia da relação geradora mútua entre cultura e sociedade (E. Morin, 1998). Concluiu-se que os processos cognitivos, perceptivos, linguísticos e sociais motivados por essa interação caracterizam a Sala de Leitura como um espaço de ação cultural diferenciado do de biblioteca e de sala de aula, devido à multidimensionalidade da natureza de suas atividades interativas
- Imprenta:
- Data da defesa: 31.08.1999
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ABNT
PIOVESAN, Laís Serafin Raso. Sala de leitura: atos, atores e ação. 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Piovesan, L. S. R. (1999). Sala de leitura: atos, atores e ação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Piovesan LSR. Sala de leitura: atos, atores e ação. 1999 ;[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Piovesan LSR. Sala de leitura: atos, atores e ação. 1999 ;[citado 2024 set. 18 ]
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