Contribuição para o estudo da calibração e controle de sistemas medidores de irregularidade rodoviária tipo resposta (1998)
- Authors:
- Autor USP: BOTTURA, ETTORE JOSE - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PTR
- Assunto: ENGENHARIA DE TRANSPORTES
- Language: Português
- Abstract: A calibração de Sistemas Medidores de Irregularidade Rodoviária Tipo Resposta - SMIRTR em bases estáveis, consistentes, transferíveis e econômicas é uma preocupação permanente do meio técnico e das autoridades rodoviárias em todo o mundo desde o final dos anos setenta, quando já se prenunciava a disseminação do uso daqueles sistemas, quer pelo seu baixo custo de aquisição, quer pela facilidade de operação a velocidades muito próximas das velocidades dos fluxos de tráfego das rodovias inventariadas. No início dos anos oitenta e a partir de dados e estudos de um importante projeto de pesquisa rodoviária, a "Pesquisa do Inter-relacionamento dos Custos de Construção, Conservação e Utilização de Rodovias", desenvolvido no Brasil, estabeleceu-se uma Referência de Irregularidade Rodoviária através de correlações estatísticas entre o Quociente de Irregularidade (QI) fornecido pelo Perfilômetro Dinâmico e o Método de Nível e Mira. Tal procedimento, junto com outro voltado para a calibração e controle de SMIRTR, foram normalizados pelo DNER - Departamento Nacional de Estradas de Rodagem e vigem até hoje. Com o objetivo de rever-se a atualidade dos procedimentos, organizou-se e executou-se um experimento de campo, inventariando-se a irregularidade de um considerável número de trechos de teste, cobrindo-se variações nas geometrias horizontal e vertical das rodovias inventariadas, ajustando-se aquelesprocedimentos às influências destas variações separadamente para as faixas de irregularidade baixa/média e média/alta. Tais ajustes propiciam resultados mais consistentes nos inventários de determinação da irregularidade, permitindo levar-se em consideração peculiaridades regionais da malha rodoviária brasileira e a destinação de tais inventários para estudos a nível de projeto e de rede, ou de controle de concessões
- Imprenta:
- Data da defesa: 11.09.1998
-
ABNT
BOTTURA, Ettore José. Contribuição para o estudo da calibração e controle de sistemas medidores de irregularidade rodoviária tipo resposta. 1998. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Bottura, E. J. (1998). Contribuição para o estudo da calibração e controle de sistemas medidores de irregularidade rodoviária tipo resposta (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Bottura EJ. Contribuição para o estudo da calibração e controle de sistemas medidores de irregularidade rodoviária tipo resposta. 1998 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Bottura EJ. Contribuição para o estudo da calibração e controle de sistemas medidores de irregularidade rodoviária tipo resposta. 1998 ;[citado 2024 mar. 28 ] - Perspectivas do transporte ferroviário de cargas na malha da Fepasa
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