A interação rodovia ambiente nas interfaces urbano-rodoviárias (1998)
- Autores:
- Autor USP: MARTINS, NILSON FRANCO - FAU
- Unidade: FAU
- Sigla do Departamento: AUT
- Assuntos: RODOVIAS; MEIO AMBIENTE URBANO
- Idioma: Português
- Resumo: A rodovia é uma infra-estrutura indutora do desenvolvimento econômico, sendo, també, indutora de modificações ambientais significativas ao longo do seu corredor de influência, principalmente quando inserida emáreas ambientais sensíveis e áreasurbanas desamente povoadas (como as regiões metropolitanas e as conurbações). O processo de desenvolvimento econômico descentralizado, sem um programa de estruturação racional da ocupação e organização do espaço físico resulta numa dinâmica deocupação do solo, implementada expotânea e desordenadamente, ao longo dos corredores físicos de rodovias inseridas em áreas metropolitanas ou conurbações, sendo necessária identificação dos principais impactos sobre o meio ambiente urbano parase propor soluções capazes de eliminar ou mitigar os efeitos danosos tanto para a qualidade de vida e a segurança das populações afetadas, como para a operação das rodovias. Neste caso, à partir do conhecimento da interação rodovia-ambiente nasinterfaces urbano-rodoviárias, através da abordagem de aspectos relativos à Dimensão Ambiental e as Obras Rodoviárias e de considerações sobre Sistemas Viários Básicos no Desenvolvimento das Áreas Metropolitanas, se propõe um tratamentotécnico-especializado, que se traduz num Modelo de Tecnologia Viária para implementar o processo de reorganização da dinâmica de ocupação do solo, promovendo a integração física e ambiental e a adequação funcional da rodovia à realidaderegional(cenário espontâneo) para uma nova realidade regional (cenário desejável). Como estudo de caso é analisada a implantação deste modelo em interfaces urbano-rodoviárias da Via Dutra, no Estado de São Paulo, sendo apresentadas as conclusõesdecorrentes da implementação das diretrizes e recomendações propostas e das avaliações procedidas
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.08.1998
-
ABNT
MARTINS, Nilson Franco. A interação rodovia ambiente nas interfaces urbano-rodoviárias. 1998. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Martins, N. F. (1998). A interação rodovia ambiente nas interfaces urbano-rodoviárias (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Martins NF. A interação rodovia ambiente nas interfaces urbano-rodoviárias. 1998 ;[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Martins NF. A interação rodovia ambiente nas interfaces urbano-rodoviárias. 1998 ;[citado 2024 set. 18 ] - Avaliação das alterações transversais mandibulares em paciente tratado com expansão da região média da sínfese por meio da distração osteogênica
- Estudo de mecanismos de propagação de discordâncias em intermetálicos ordenados ´NI IND.3 AL´ pelo método de atrito interno
- Disciplinas escolares: história e pesquisa
- Avaliação de fundos de investimentos utilizando o intervalo de confiança do indice de Treynor
- Fundamentos das técnicas básicas da cirurgia
- A disfunção esofágica não é o único fator envolvido no refluxo gastroesofágico na doença mista do tecido conectivo
- Sovereign debt with adverse selection: a quantitative approach
- Não esqueçam o que eu escrevi. [Entrevista]
- Liberdade de estabelecimento
- As 1001 faces do garoto Bom Bril: um estudo da produção/recepção do discurso publicitário veiculado na mídia impressa
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas