Da desconstrução do método à tranformação pedagógica no ensino de língua estrangeira (1999)
- Autores:
- Autor USP: FERREIRA, FRANCISCO MANUEL DE CARVALHO COSTA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLM
- Assunto: LINGUÍSTICA APLICADA
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho teve como objetivo questionar a noção de método como base conceitual do ensino de línguas estrangeiras e analisar os fatores que têm contribuído para o seu predomínio nesta área. Além disso, pretendia indicar alguns dos elementos de uma concepção crítica de transformação pedagógica que possibilite o questionamento e a reconstrução dos valores e das crenças dominantes no ensino de língua estrangeira. Procurei demonstrar inicialmente (Capítulo I) que a noção de método éinconsistente e não dá conta da complexidade da interação que ocorre no contexto de sala de aula. Além disso, é prescritiva: entende o professor como mero aplicador de um conjunto de especificações e a sala de aula como consumidora deconhecimento desenvolvido por especialistas alheios a esse contexto. No capítulo II, mostrei como a noção de método concretiza, no âmbito do ensino de línguas estrangeiras, a visão tradicional de educação e como ela reflete e constitui os pressupostos positivistas de ciência e conhecimento (as noções de objetividade e da transparência da linguagem da verdade absoluta, do sujeito unitário e consciente e da cientificidade do saber). Além disso, através da análise de idéias desenvolvidas por Baktin, Derrida e Foucault, questionei esses pressupostos e discuti as dificuldades e as possibilidades de resistencia a essa visão tradicional de educação e a noção de método. Nos capítulos III e IV, analisei duas concepções que se apresentam comoalternativas à noção de método; a concepção de effective teaching, desenvolvida por Jack C.Richards, e a de sense of plausibility, desenvolvida por N.S.Prabhu. Através de uma análise que tomou como referencial os princípios da deconstrução (Derrida) e utilizou subsídios da filosofia da linguagem de Bakhtin e da análise de discurso de Foucault, mostrei como essas concepções, de formas diferentes, acabam reforçando a noção de método, exatamente por nãoquestionarem os ) pressupostos que a sustentam. Na Conclusão, retomei os pontos levantados anteriormente em relação ao questionamento da noção de método e dos pressupostos que a sustentam e indiquei cinco aspectos que, no meu entender, deveriam servir de base a uma concepção crítica de transformação pedagógica: a prática pedagógica como elemento constituinte do contexto sócio-histórico; a subjetividade como intersubjetividade; relações de poder como reguladoras de sistemas de inclusão e exclusão do sujeito e do saber; transformação como movimento tenso e conflituoso de desconstrução e reconstrução; escola e ensino como formas de concretizar um projeto de dominação social e econômico (e não somente de implantar procedimentos didático-pedagógicos)
- Imprenta:
- Data da defesa: 26.04.1999
-
ABNT
FERREIRA, Francisco Manuel de Carvalho Costa. Da desconstrução do método à tranformação pedagógica no ensino de língua estrangeira. 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Ferreira, F. M. de C. C. (1999). Da desconstrução do método à tranformação pedagógica no ensino de língua estrangeira (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Ferreira FM de CC. Da desconstrução do método à tranformação pedagógica no ensino de língua estrangeira. 1999 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Ferreira FM de CC. Da desconstrução do método à tranformação pedagógica no ensino de língua estrangeira. 1999 ;[citado 2024 abr. 18 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas